Terça-feira, 9 de setembro de 2025 - 17h18

No mês de agosto, 19 alunos participaram da 4ª edição da Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo, uma formação gratuita que uniu fotografia, história e identidade cultural. Com aulas teóricas e práticas, intérprete de Libras e bolsas de incentivo, os participantes aprenderam a registrar com sensibilidade a cultura local.
A oficina
teve duração de 20 horas e aconteceu entre os dias 4 a 8 de agosto na
Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO). Ao final da
oficina foi realizada uma exposição fotográfica com os trabalhos dos
alunos.
Sob coordenação da comunicadora social Andréia Machado, idealizadora do projeto, a oficina teve como objetivo capacitar os participantes com técnicas sobre a fotografia artística e documental. Durante cinco dias, os alunos exploraram técnicas de fotografia, desenvolvendo um olhar crítico e atento à diversidade cultural local.

A iniciativa priorizou a inclusão e a democratização do acesso à cultura, oferecendo interpretação em Libras e uma bolsa de R$ 500,00 para cada participante, garantindo permanência e incentivo durante toda a formação. Ao final, todos receberam certificado de conclusão da oficina.
“Agradeço a todos os participantes pela dedicação. A oficina foi uma oportunidade valiosa para fortalecer e valorizar a cultura afro-amazônica”, destacou Andréia Machado.
A iniciativa da oficina foi contemplada pelo Edital Nº 10/2024/SEJUCEL-SIEC LPG – Fomento para Produção de Artes Integradas Rondoniense, no Eixo V: Ações Formativas, na Categoria G – Formação de demais áreas culturais que não sejam Audiovisual. A ação busca valorizar os saberes tradicionais e a cultura de Rondônia.
Para a aluna Vanessa Novais, a oficina foi uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos, opinião compartilhada pelo aluno Matheus Henrique, que ressaltou a importância do aprendizado para o desenvolvimento pessoal e cultural.
A 4ª edição da oficina representa mais um passo no fortalecimento das expressões culturais quilombolas, incentivando os participantes a registrarem com sensibilidade, criatividade e respeito às histórias da comunidade.
Galeria de Imagens
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril
A Escola de Samba Rádio Farol realizou seu primeiro ensaio preparatório para o desfile que acontecerá no mês de abril. O encontro reuniu integrantes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes
Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural
Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)