Quarta-feira, 1 de outubro de 2025 - 08h50

O
curta-metragem “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de
Rondônia” tem como objetivo mostrar a história e a cultura das mulheres do
quilombo de Santa Cruz, localizado em Pimenteiras do Oeste (RO). O projeto
retrata e destaca os desafios, tradições e sonhos dessas mulheres, valorizando
sua força e resiliência.
Segundo a
coordenadora do projeto, a documentarista Andréia Machado, a obra conta com 12
minutos de duração, classificação livre e interpretação em libras.
“Cada mulher possui uma história única e uma voz poderosa, compartilhando suas experiências de vida e enfatizando a importância das tradições culturais e da transmissão de conhecimento às gerações mais jovens. O documentário busca mostrar não apenas os desafios, mas também a alegria de viver e a resiliência das mulheres quilombolas, celebrando sua determinação e destacando a importância da igualdade de gênero e diversidade cultural”, destacou Andréia Machado.

O projeto do vídeo documentário foi contemplado no Edital Nº 1/2024/SEJUCEL-SIEC- Edital LPG – Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo no Eixo II: Curtas Metragens/ Categoria C – Curta Documental inédito de 10 a 15 minutos, via Lei Paulo Gustavo.
Andréia Machado informou que o documentário será exibido em escolas de Vilhena, Cabixi e Pimenteiras do Oeste, ampliando o acesso às histórias e experiências das mulheres quilombolas da região.
“Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” é uma homenagem à força, coragem e legado dessas mulheres, ressaltando a importância da preservação das raízes culturais de Rondônia para a valorização de sua riqueza cultural.
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril
A Escola de Samba Rádio Farol realizou seu primeiro ensaio preparatório para o desfile que acontecerá no mês de abril. O encontro reuniu integrantes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes
Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural
Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)