Terça-feira, 26 de julho de 2016 - 16h20
O Dia do Escritor, 25 de julho, não passou em branco na capital. Um café da tarde, realizado na cafeteria Juninho Soft, reuniu cerca de 25 autores locais. A solenidade teve um caráter espontâneo, com declamações de poesias, leituras de textos literários e discursos em homenagens a decanos das letras e ativistas da cultura.
A iniciativa foi do escritor Júlio Olivar, atual presidente da Academia Rondoniense de Letras. A intenção, segundo ele, foi simplesmente reunir os escritores, sem formalidades, para um congraçamento. "Escrevemos e pesquisamos biografias e histórias antigas. Porém, muitas vezes não conhecemos as pessoas do nosso meio, este foi um momento para nos abraçar", explicou Olivar.
Nomes importantes e consagrados das letras e da cultura, a exemplo de Yêdda Borzacov, Antônio Cândido, Ciro Pinheiro, Montezuma Cruz, Reginaldo Trindade, Selmo Vasconcelos, Viriato Moura, José Dettoni, Walter Bariani, Euro Tourinho, entre outros, foram homenageados.
Mesas com mais de 60 livros de autores de Porto Velho, fotografias históricas e miniaturas de Vespasiano Ramos (poeta morto há um século) compuseram o cenário. O momento festivo foi regado com o legítimo café produzido em Rondônia, premiado como o melhor da Amazônia.
Fonte: Taciana Guzman
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil
O governo de Rondônia por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel) participa da 1ª Reunião Ordinária Anual do

Apresentação de “e daí?” de Viriato Moura no buraco do candiru
O cenário artístico de Rondônia sempre teve em Viriato Moura uma de suas figuras mais multifacetadas. Médico por profissão e artista por vocação, su

Filmes produzidos na Amazônia serão destaque da Mostra de Cinema dos Invisíveis, que será realizada no período de 12 a 20 de março em Porto Velho e

O primeiro cenário é a cidade fronteiriça de Guajará-Mirim, território marcado pelo encontro de culturas, pela força da fé e por histórias que atrav
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)