Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Estado prepara professores para identificação de alunos superdotados


   
O Governo do Estado realizará nesta terça-feira (5), por meio do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da Secretaria da Educação (NAAH/Seduc), mais um curso destinado à capacitação de professores do ensino especial, em Porto Velho. Trata-se do “Curso Construindo a Educação Inclusiva para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação”, que será aberto às 8h30, no Rondon Palace Hotel, com a presença da coordenadora Pedagógica, Irany Freire, representando a secretária estadual da Educação, professora Marli Cahulla.

Conforme a subgerente da Educação Especial (SEE/Seduc), Vera Regina de Matos, o curso acontecerá até o dia 30 de setembro, com encontros quinzenais de 4 horas, cada; e estudos individuais e em grupo, perfazendo 120 horas/aula. O público alvo são cerca de 90 professores da rede estadual, do município e de outras instituições do “Sistema S” (Sesi, Senai, Sesc, Senar/Senat), que disponibilizaram os palestrantes. A primeira será Olzenir Leite Costa Ribeiro, coordenadora do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, do Distrito Federal, que abordará o tema “Por que investir na Educação de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação?".

A secretária Marli considera a capacitação como mais um passo importante dado pelo Governo do Estado, via Seduc, para que os professores comecem a identificar os alunos que possuem altas habilidades na sala de aula, os chamados “superdotados”. Ela lembrou que o Censo Escolar 2006 encontrou 2.679 alunos com altas habilidades nas Escolas públicas e particulares, o equivalente a 0,005% dos 56 milhões de alunos matriculados do ensino fundamental ao superior, em todo o País. Mas há quem diga tratar-se de números subestimados. Só no meio estudantil eles seriam mais de 1,2 milhão, pelos critérios da Mensa, a sociedade internacional que reúne os cérebros mais notáveis do mundo e segundo a qual 2% da população têm quociente de inteligência (QI) acima de 132. E é para atender a esse público que a União em parceria com os Estados vem criando políticas públicas e instalando os núcleos de atividades, com a finalidade de articular ações que visam à identificação e o atendimento de alunos da educação básica da rede pública de ensino e inseri-los no ensino regular. O de Rondônia foi implantado em 2006 com o apoio da Secretaria de Ensino Especial do Ministério da Educação (SEESP/MEC).

“Trata-se de mais uma ação do Governo do Estado, que por meio da Seduc tem promovido uma série de atividades com o objetivo de dinamizar o ensino especial em todas as escolas rondonienses”, disse Marli Cahulla, observando que a intenção é contribuir com os profissionais da educação, repassando conhecimentos teóricos e práticos para a construção de práticas educacionais que favoreçam a identificação e o atendimento aos portadores dessas habilidades educacionais.

Entre os exemplos de Rondônia, está o aluno do ensino médio, Eduardo Martins Gondim, da EEEFM Marechal Castelo Branco. Ele aprendeu a tocar violão aos 5 anos de idade, aos 12 começou a compor poemas, aos 14 compôs sua primeira música e teve sua poesia selecionada para representar o Estado no 1º Prêmio de Talento Literário/Poesia em Superdotação, que ocorrerá em Brasília, no mês de setembro.

Fonte: Veronilda Lima
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de grafite

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de grafite

Durante os meses de março e maio deste ano, uma iniciativa singular floresceu em Vilhena, município situado na região amazônica brasileira. A Associ

Cultura em Foco: CEPC-RO promove escutas para planejamento da execução da PNAB em Rondônia

Cultura em Foco: CEPC-RO promove escutas para planejamento da execução da PNAB em Rondônia

A Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, que institui a PNAB (Política Nacional de Apoio à Cultura), representa um avanço significativo para o setor

Prefeitura oferece aula de ballet gratuita na zona Leste de Porto Velho

Prefeitura oferece aula de ballet gratuita na zona Leste de Porto Velho

Nesta segunda-feira (29) é comemorado mundialmente o dia da dança, por ser o dia do nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos criadores d

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)