Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Faculdades devem definir até abril regras para vagas remanescentes do ProUni


Hugo Costa
Agência Brasil

Brasília - As instituições de ensino superior privadas devem definir até 4 de abril as regras para o aproveitamento de vagas remanescentes no primeiro semestre deste ano do Programa Universidade para Todos (ProUni). O prazo, estabelecido por portaria do Ministério da Educação (MEC), foi publicado hoje (17) no Diário Oficial da União (DOU).

As faculdades poderão criar meios de seleção próprios. Um processo seletivo interno, ou mesmo o vestibular realizado, poderá definir o preenchimento das vagas. As faculdades e universidades terão ainda a possibilidade de considerar o desempenho acadêmico dos alunos em semestres anteriores para concessão das bolsas.

Para receber o benefício, os estudantes precisam preencher os quesitos socioeconômicos exigidos pelo programa do governo.

As bolsas remanescentes não terão efeito retroativo. Caso não sejam devidamente ocupadas, as vagas serão novamente oferecidas no semestre seguinte por meio da seleção periódica do programa.

Criado em 2005, o ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais para estudantes de baixa renda que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou em instituições particulares na condição de bolsistas. Pode concorrer aos benefícios quem tem renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.245) por pessoa.


 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Destino da Pele e Beira: exibição de curtas propõe reflexão sobre racismo, espiritualidade e diversidade

Destino da Pele e Beira: exibição de curtas propõe reflexão sobre racismo, espiritualidade e diversidade

O primeiro cenário é a cidade fronteiriça de Guajará-Mirim, território marcado pelo encontro de culturas, pela força da fé e por histórias que atrav

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

A Escola de Samba Rádio Farol realizou seu primeiro ensaio preparatório para o desfile que acontecerá no mês de abril. O encontro reuniu integrantes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)