Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Festival Estudantil de Artes de Rondônia irá reunir em Porto Velho alunos-artistas de várias regiões do estado


 Gente de Opinião

Festival Estudantil de Artes de Rondônia vai reunir alunos artistas de várias regiões do Estado.

A abertura da 3ª edição do Festival Estudantil de Artes de Rondônia (Fera) será na terça-feira (21), no Teatro Guaporé em Porto Velho, a partir das 19h30. O evento irá contar com 173 são alunos-artistas que irão competir nos segmentos de dança, teatro, música, cinema, fotografia e pintura.

O gerente estadual de Educação Física Escolar, Cultura e Desporto Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ítalo Aguiar, destaca que o Festival Estudantil de Artes foi resgatado no atual governo, depois de quase 10 anos de ausência dos festivais estudantis. “Em 2015, realizamos a 1ª edição do Fera, com apenas três segmentos, música, pintura e fotografia e foi um sucesso, porque movimentou o público estudantil e a comunidade escolar”, disse.

Em 2016, foram inseridos cinema e dança no Fera e na edição 2017 entrou o  teatro.  “Agora estamos com seis segmentos artísticos, onde os alunos da rede pública estadual têm a oportunidade de mostrar seus talentos”, ressaltou.

Ítalo explica que o formato do Fera é bem parecido com o dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer). Tudo começa na escola, que promove o seu festival, os classificados vão para a fase municipal, depois para a regional e finalmente para o estadual. O Fera conta com duas categorias, o Teen – que abrange alunos de 12 a 17 anos, e a categoria adulto, com alunos acima de 18 anos para atender o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os campeões de cada categoria e modalidade, vão receber troféus, com exceção da dança que a premiação será medalha. “Muitos alunos que despontaram nas edições anteriores do Fera continuam desenvolvendo suas artes em suas cidades”, destacou o gerente estadual de Educação Física, Cultura e Desporto Escolar da Seduc.

O governo do estado oferece toda a infraestrutura para que o festival aconteça, como transporte, hospedagem e alimentação para todas as delegações. Ítalo Aguiar também disse que foi criado em projeto de lei – que encontra-se na Diretoria Técnica Legislativa (Ditel) para ser encaminhada para a Assembleia Legislativa do estado – para transformar o Festival Estudantil de Artes de Rondônia (Fera) em política de governo.


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil

Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil

O governo de Rondônia por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel) participa da 1ª Reunião Ordinária Anual do

Apresentação de “e daí?” de Viriato Moura no buraco do candiru

Apresentação de “e daí?” de Viriato Moura no buraco do candiru

O cenário artístico de Rondônia sempre teve em Viriato Moura uma de suas figuras mais multifacetadas. Médico por profissão e artista por vocação, su

II Mostra de Cinema dos Invisíveis circula com exibição de filmes gratuitos em bairros da capital e comunidades ribeirinhas

II Mostra de Cinema dos Invisíveis circula com exibição de filmes gratuitos em bairros da capital e comunidades ribeirinhas

Filmes produzidos na Amazônia serão destaque da Mostra de Cinema dos Invisíveis, que será realizada no período de 12 a 20 de março em Porto Velho e

Destino da Pele e Beira: exibição de curtas propõe reflexão sobre racismo, espiritualidade e diversidade

Destino da Pele e Beira: exibição de curtas propõe reflexão sobre racismo, espiritualidade e diversidade

O primeiro cenário é a cidade fronteiriça de Guajará-Mirim, território marcado pelo encontro de culturas, pela força da fé e por histórias que atrav

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)