Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

FIMCA sedia I Simpósio Rondoniense de Terapia Intensiva


 
De 27 a 29 de junho o Campus das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA sedia o I Simpósio Rondoniense de Terapia Intensiva, projeto do professor Nestor Ângelo Dàndrea Mendes pré-elaborado pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (Sobrati). O evento conta com apoio da direção da FIMCA e da coordenação do Curso de Medicina da Instituição.

A Sobrati promove dia 27 de junho um Curso pré-simpósio - Intensive Basic Support (IBS) pela manhã e a tarde, visando principalmente acadêmicos de Medicina do terceiro ao sexto ano. O Simpósio propriamente dito acontece de 28 a 29 de junho e terá como público alvo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos de UTI, demais profissionais não intensivistas e acadêmicos de Medicina da FIMCA e também de outras instituições de ensino superior.

Segundo professor Ângelo Dàndrea o evento contará com a participação de palestrantes de São Paulo e também de profissionais de Rondônia que durante o Simpósio abordarão temas como morte encefálica; transporte inter-hospitalar do paciente crítico; insuficiência respiratória aguda; arritmias na emergência; choque; trauma crânio encefálico; epidemiologia e tratamento da malária; malária grave e UTI; humanização na UTI; parada cárdiorespiratória; hemoterapia na UTI; ventilação mecânica entre outros. 

“O Simpósio tem como objetivos integrar profissionais habilitados na área de urgência e terapia intensiva; estimular ao uso de protocolos atualizados nas áreas afins, valorizar conhecimentos fundamentais aos acadêmicos de Medicina; incentivar pesquisas científicas e de outra natureza assim como colocar a FIMCA como um centro norteador de ensino avançado”, explicou.

Os acadêmicos que participarem do IBS terão direito a assistirem ao Simpósio. Valores estabelecidos pela Sobrati: R$ 50,00 para o Simpósio, e R$ 100,00 para o curso (IBS) pré- Simpósio. Todos os participantes receberão certificados.

O evento conta com a coordenação da Sobrati e co-organização do professor Nestor Ângelo Dàndrea. Apoio da Associação Médica de Rondônia e o patrocínio da direção da FIMCA, Ameron, Clinica de Radiologia Samuel Castiel e Centro de Diagnóstico por imagem Dr.Enoch.

Fonte: Ascom - FIMCA

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Destino da Pele e Beira: exibição de curtas propõe reflexão sobre racismo, espiritualidade e diversidade

Destino da Pele e Beira: exibição de curtas propõe reflexão sobre racismo, espiritualidade e diversidade

O primeiro cenário é a cidade fronteiriça de Guajará-Mirim, território marcado pelo encontro de culturas, pela força da fé e por histórias que atrav

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

A Escola de Samba Rádio Farol realizou seu primeiro ensaio preparatório para o desfile que acontecerá no mês de abril. O encontro reuniu integrantes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)