Quarta-feira, 22 de julho de 2009 - 08h12
Os alunos concluem o Ensino Fundamental ao mesmo tempo em que ganham qualificação profissional
As pessoas entre 18 e 29 anos que não concluíram o Ensino Fundamental têm a chance de terminar essa etapa da formação escolar em 18 meses. Esse é o período de duração do Projovem Urbano, programa de elevação de escolaridade do Ministério da Educação coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdestur) e Coordenadoria de Políticas para Juventude de Porto Velho. As aulas da nova turma já começaram, mas ainda há vagas. As inscrições podem ser feitas até o final deste mês.
A secretária Municipal de Educação, Epifânia Barbosa, esclarece que no Projovem, além de concluir o Ensino Fundamental, o aluno recebe formação profissional. São ofertados ainda, cursos de Telemática (vendas por computador e telefone), Administração, Alimentação e Saúde. Os alunos que participam do programa recebem uma bolsa de estudo no valor de R$ 100,00. Para recebê-la é necessário participação em 75% das aulas e a apresentação dos trabalhos mensais.
O programa conta com 50 professores da Educação Básica e 16 da Educação Profissional, que foram selecionados por meio de concurso público promovido pela Prefeitura de Porto Velho.
Inscrições
Na Capital, 13 escolas oferecem o Projovem, com aulas no período noturno. Para se inscrever, o candidato precisa apenas apresentar documento de identidade, comprovante de residência e um documento que comprove que ele é alfabetizado, pode ser histórico ou declaração da escola. A inscrição deve ser feita na sede da Semed, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Fonte: Marcela Ximenes
Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
O primeiro cenário é a cidade fronteiriça de Guajará-Mirim, território marcado pelo encontro de culturas, pela força da fé e por histórias que atrav

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril
A Escola de Samba Rádio Farol realizou seu primeiro ensaio preparatório para o desfile que acontecerá no mês de abril. O encontro reuniu integrantes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes
Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural
Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e
Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)