Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Porto Velho se prepara para o espetáculo: a disputa acirrada na escolha de seu samba de enredo da Escola de Samba Asfaltão, visando o desfile do Carnaval em 2024


Porto Velho se prepara para o espetáculo: a disputa acirrada na escolha de seu samba de enredo da Escola de Samba Asfaltão, visando o desfile do Carnaval em 2024 - Gente de Opinião

Porto Velho, a capital do Estado de Rondônia, será palco de um dos eventos mais aguardados pelos amantes da cultura carnavalesca na região: o Concurso para Escolha do Samba de Enredo do Grêmio Recreativo Escola de Samba ASFALTÃO. A ansiedade e a expectativa estão no ar, pois sete composições inéditas estarão em disputa pelo título de melhor Samba de Enredo, e a rivalidade está à flor da pele.

A data será neste Sábado, 16 de Setembro, a partir do meio-dia (12h), sendo o local escolhido para a realização do evento na Rua Jacy – Paraná com Avenida Brasília, bairro Santa Bárbara, em frente ao Bar do Calixto, um espaço tradicional que respira Samba e Carnaval. O ASFALTÃO, com sua rica história no cenário carnavalesco da cidade, promete trazer um dia repleto de emoções, ritmos contagiantes e muita alegria.

As sete composições que disputarão o título foram minuciosamente selecionadas e todos os seus compositores possuem uma vasta experiência na área da composição no cenário artístico local. São eles: Jon Adson (Piaba), Toninho Tavernard, Trio de Ouro (Mestre Bainha, Oscar Knight e Zé Baixinho), As Pastoras (representando a qualidade das mulheres na disputa), Mávilo Melo e Waldison Pinheiro (Mistera), Fina Batucada e Tinho Peveagá. A qualidade musical e lírica apresentada até agora é impressionante, tornando esta competição uma das mais acirradas dos últimos anos.

“Eu, modéstia à parte, acredito muito na composição que apresentei. Sinto que temos uma chance pequena de chegar à final, face o alto nivelamento das músicas apresentadas. No entanto, a qualidade de todos os concorrentes é tão alta que é impossível prever o resultado. Será uma noite de pura emoção.” Disse um dos compositores concorrentes.

A Competição, União e Alegria entre os Competidores

O clima de competição não impediu que os compositores mantivessem uma relação de união, alegria e torcida mútua que perdura somente até o momento do início do concurso. Como diz o ditado: “quem for podre que se quebre e quem for folha que se rasgue”. Apesar das resenhas entre os competidores, a verdade é que todos estão cientes de que o importante é celebrar a cultura carnavalesca e a música.

A Festa

O dia promete ser uma verdadeira festa. A concentração das torcidas e dos simpatizantes da cultura carnavalesca será intensa. Os integrantes da Escola de Samba ASFALTÃO, com seus (suas) passistas, assim como o Mestre Sala e a Porta Bandeira estarão presentes para abrilhantar ainda mais o evento. A Bateria Pura Raça fará uma apresentação especial que certamente vai aquecer os corações do público.

Além disso, não faltará música e animação, com muito samba e pagode com as feras do ramo para colocar todos no clima da folia. Os organizadores também preparam uma série de surpresas para o público, que terá a oportunidade de experimentar a energia contagiante do carnaval de Porto Velho.

O Enredo e a celebração

Com o Enredo “... Na folia, Dentro de um Abraço de Coração, Donde Ecoam...Os Tambores do ASFALTÃO”, Porto Velho já tem um encontro marcado com a folia e a magia carnavalesca. Não perca a oportunidade de se divertir e presenciar um dos mais disputados concursos de Sambas de Enredo do Estado de Rondônia. Junte-se à comunidade de Santa Bárbara e celebre a Cultura, a Música e a Alegria que o Carnaval proporciona. Venha fazer parte desta festa inesquecível e viver o encanto da Escola de Samba ASFALTÃO!

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Destino da Pele e Beira: exibição de curtas propõe reflexão sobre racismo, espiritualidade e diversidade

Destino da Pele e Beira: exibição de curtas propõe reflexão sobre racismo, espiritualidade e diversidade

O primeiro cenário é a cidade fronteiriça de Guajará-Mirim, território marcado pelo encontro de culturas, pela força da fé e por histórias que atrav

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

A Escola de Samba Rádio Farol realizou seu primeiro ensaio preparatório para o desfile que acontecerá no mês de abril. O encontro reuniu integrantes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)