Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Primeiro Festival Literário de Ji-Paraná será palco da literatura da Região Norte

O evento literário, inédito em Rondônia, reunirá autores independentes de diversas regiões do brasil e do mundo e culminará com o lançamento da antologia ¨brava gente brasileira em terras amazônicas¨


Primeiro Festival Literário de Ji-Paraná será palco da literatura da Região Norte - Gente de Opinião

JIPALÊ – Um Festival literário com o intuito de fomentar e incentivar a literatura em verso e prosa. Na ocasião será lançado um livro coletivo BRAVA GENTE BRASILEIRA EM TERRAS AMAZÕNICAS, exemplar com 235 páginas, com a participação de 57 coautores. 

O projeto cultural, pioneiro na região, estimula a formação de novos talentos, resgata memórias vividas por desbravadores, com textos exclusivos sobre as ¨Memórias de Vila de Rondônia¨, impulsiona o turismo através de poesias e prosas inspiradas nos encantos da flora e fauna do bioma amazônico, registra o talento de escritores provenientes dos povos originários, pratica a inclusão com textos escritos por escritor com deficiência visual total.

Dentre os 57 coautores que participaram do edital que foi aberto ao público, a maioria nasceu, reside ou residiu em Rondônia:  22 escritores residem no município de Ji-Paraná, 11 residem em Porto Velho, 03 em Seringueiras, 02 em Cacoal. As cidades de Rolim de Moura, Cujubim, Vale do Paraíso, Presidente Médice, São Miguel do Guaporé, Alto Paraíso, Ariquemes e Guajará Mirim estão representadas por 01 escritor cada. Há ainda escritores do Amapá, Amazonas, Pará e Roraima. Outros residem em Santa Catarina e Estados Unidos (ex-residentes de Ji-paraná).

Segundo a curadora do projeto, a escritora, jornalista e produtora cultural Angela Bretas, as expectativas foram mais que superadas ¨Idealizar um projeto desta magnitude, montar e coordenar tudo sem apoio de equipes, sem saber se haveria escritores interessados foi um salto no escuro, mas que me fez enxergar a luz no fim do túnel. Quando vi a oportunidade de lançar um livro através da Lei de Incentivo à cultura Paulo Gustavo, não pensei em fazer um livro solo, quis lançar uma antologia para conhecer e incentivar os talentos da região. E após uma intensa campanha de um mês na internet, com chamamento para o edital, o resultado foi surpreendente. Consegui montar o livro com textos que irão impressionar os leitores. Faremos história através desta edição antológica. Para muitos esta é a primeira publicação em livro físico, E de contrapartida resolvi realizar a Feira do Livro no mesmo dia do lançamento, assim reuniremos em um mesmo espaço uma gama de talentos, muitos deles desconhecidos no mundo das letras. E a cereja do bolo vai ser poder fundar uma biblioteca para os educandos da Apae, pois estaremos aceitando doações de livros para eles. ¨- disse a idealizadora do projeto.

Um dos pontos altos de JIPALÊ será a Feira do Livro, com Tarde de Autógrafos coletiva. Ao todo já passam de 40 autores independentes confirmados. Somente de Ji-paraná já são 17 escritores publicados confirmados. Há escritores que virão de São Paulo, Ceará, Amapá e da Itália especialmente para o evento.

* O edital para participar da Feira do Livro continua aberto para qualquer estilo literário, livro físico ou e-book. Para participar, enviar capa e sinopse para o e-mail especificado no final deste texto.

Dentre as atrações inclusas no cronograma, haverá roda de palestras motivacionais com o tema - A LEITURA CURA.

Apresentação de teatro dos educandos da APAE.

Enfim, o JIPALÊ será um festival literário completo, com lançamento de antologia pioneira na cidade, tarde de autógrafos em mesa coletiva, venda e exposições literárias por autores independentes, contação de histórias para crianças, varal de poesia, palestras motivacionais, sorteio de livros, doação e arrecadação de livros infantis e infanto-juvenil para biblioteca comunitária (que será fundado na APAE de Ji-Paraná), show musical com cantores regionais e sorteio de brindes.

Participe, prestigie, vamos provar que Jipa lê!

Quando? 27/07/25 (Domingo) – Horário 14:00 - 20:00hrs

Onde? Auditório Leila Barreiros - Ji-Paraná RO

Entrada gratuita

 *O projeto JIPALÊ foi um dos projetos contemplados pela lei de fomento e incentivo à cultura pelo Governo Federal através da Lei Paulo Gustavo 2024, foi idealizado e está sendo coordenado exclusivamente pela escritora, poetisa e produtora cultural Angela Bretas, que atualmente reside na zona rural do município de Ji-Paraná. Angela é poetisa, escritora, roteirista, jornalista multimidia investigativa (formada nos EUA), trilíngue (português, espanhol e inglês), pesquisadora, com trabalhos literários publicados, organizadora de antologias e festivais literários no exterior. É acadêmica da ABL (Academia Brasileira de Letras/SP), acadêmica fundadora da AIP (Academia Internacional Poetrix), membro da UBE/NY (União de Escritores Brasileiros de Nova Iorque), associada da AJEB/RO (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil/RO), dentre outras... Filantropa, faz voluntariado na Apae de Ji-Paraná e Fundação JI-Cred lecionando inglês.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

A Escola de Samba Rádio Farol realizou seu primeiro ensaio preparatório para o desfile que acontecerá no mês de abril. O encontro reuniu integrantes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)