Sexta-feira, 10 de abril de 2026 - 12h28

A Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil
– Seccional Rondônia (AJEB-RO) deu início, na última terça-feira (07/04), a uma
programação especial em comemoração aos seus quatro anos de atuação no estado.
A abertura aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando
Freire, em Porto Velho, com a realização de entrevistas e uma Roda Literária
envolvendo escritoras da entidade.
O evento marcou o início das atividades previstas
para o mês de abril, reunindo estudantes, educadores e autoras locais em um
momento de diálogo e incentivo à leitura. Participaram da Roda Literária as
escritoras Ana Maria Zimmer, Iris Gurgel e Vânia Beatriz Vasconcelos, que
também ocupa o cargo de vice-presidente da AJEB-RO.
Atualmente, a AJEB-RO conta com cerca de 40
associadas e é presidida pela professora e escritora Izabel Cristina da Silva.
Criada com o objetivo de valorizar a literatura produzida em Rondônia e
fortalecer a presença feminina no cenário cultural da Amazônia, a entidade já
acumula importantes conquistas ao longo de sua trajetória. Entre elas,
destacam-se o lançamento de duas coletâneas e a preparação de uma nova obra
coletiva, além da participação em eventos de grande relevância, como a Bienal
do Livro de São Paulo e encontros literários internacionais.
Uma das principais frentes de atuação da associação é a promoção das Rodas Literárias, que buscam aproximar autores e leitores por meio de palestras, oficinas e encontros em escolas públicas e privadas. A iniciativa visa estimular o hábito da leitura e despertar o interesse pela escrita entre jovens estudantes.

Durante a atividade realizada na Sala de Leitura da Escola Orlando Freire, os alunos tiveram a oportunidade de interagir diretamente com as autoras convidadas. Cada escritora apresentou suas obras e compartilhou experiências pessoais e profissionais, oferecendo orientações sobre o processo criativo e o desenvolvimento na escrita.
A escritora Ana Maria Zimmer leu uma poesia de sua autoria, provocando reflexões entre os alunos sobre a origem da inspiração literária. Já Vânia Beatriz Vasconcelos apresentou o livro “França: um sonho de viagem”, abordando o gênero das crônicas e suas características. Por sua vez, Iris Gurgel relatou sua trajetória de vida, marcada por deslocamentos entre os estados do Pará, Amazonas, Rondônia e Paraná, trazendo elementos de sua experiência migratória para sua produção literária.

O evento contou ainda com o apoio da direção da escola e do projeto Rádio Falante, que há 16 anos desenvolve ações voltadas à promoção da cidadania, leitura e integração entre os estudantes. A iniciativa é coordenada pelo professor Reinaldo Ramos. Para o prof Anderson Gomes, diretor, promover projetos de incentivo a comunicação e ao incentivo a Literatura na comunidade escolar reflete positivamente nas relações humanas e sucesso na vida dos jovens, a AJEB RO está abrindo oportunidades com esta iniciativa promovendo cada vez mais iniciativas q elevam na vida dos jovens comunicadores da escola, Júlio César Barbosa e Henriely Alves Felipe.
Com uma programação diversificada ao longo do mês de abril, a AJEB-RO através da escritora Izabel Cristina da Silva reafirma seu compromisso com a valorização da literatura regional e com a formação de novos leitores e escritores, consolidando-se como uma importante referência cultural para o Estado de Rondônia.
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Mariadri lança “MLK INVISÍVEL”, álbum de funk com estética amazônica e crítica social
Nesta sexta-feira (10), o artista rondoniense Mariadri lançou o álbum “MLK INVISÍVEL”, já disponível em todas as plataformas digitais. O projeto mar

Cine Wanka estreia com mostra de suspense e seleção de curtas amazônicos
Após receber inscrições de mais de 80 filmes, o Cine Wanka definiu a data da sua primeira exibição e abriu a programação com uma mostra especial de

Sesc Centro Cultural Gladstone Frota abre inscrições para cursos em Porto Velho
O Sesc Centro Cultural Gladstone Nogueira Frota, em Porto Velho, está com inscrições abertas para as novas turmas da sua Escola de Artes. Com uma pr

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”
Um curta documentário de 15 minutos “Pioneiros da Dança em Rondônia” nesta primeira edição a obra apresentará um recorte da história da dança dos d
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)