Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Tapiri - Cinema da Floresta: programação para 08 e 09 de maio

Os filmes são produzidos gratuitamente no Espaço Cultural Tapiri


Tapiri - Cinema da Floresta: programação para 08 e 09 de maio  - Gente de Opinião

O Projeto Centro Cultural TAPIRI – CINEMA DA FLORESTA tem como foco principal equipar, modernizar, transformar e subsidiar os equipamentos do Espaço Cultural Tapiri, em Porto Velho. Projeto contemplado no Edital nº 06/2024/SEJUCEL-SIEC/LPG.

A programação permite interatividade após a exibição dos filmes, por meio de bate-papo com os seus realizadores, permitindo que o público conheça as produções locais, tire dúvidas e promova a discussão sobre os filmes.

O Espaço Cultural Tapiri fica localizado na Rua Franklin Tavares, 1353 – Pedrinhas. O acesso às sessões é gratuito.

PROGRAMAÇÃO

05/08/25 às 20h – Filme: Só Por Hoje

Direção: Abhay Alberto

Duração: 15 minutos

Classificação Etária: 14 anos

Só por Hoje traz um drama urbano sobre superação, recuperação e esperança. A trama acompanha Edson (interpretado por Fabiano Barros), um vendedor de picolé e ex-dependente físico que luta para se ressocializar e reconstruir a vida, enfrentando solidão, dificuldades financeiras e o peso do passado.

Realizado com apoio de Lei Paulo Gustavo e da Sejucel, Só por Hoje aposta em uma narrativa crua e realista, gravada em locações reais de Porto Velho, com fotografia de Neto Cavalcanti - CenaViva e trilha sonora de Jeff Produx, produção executiva Emilly Lamarão.

O elenco é formado ainda por Fernanda Lopes, Gisele Stering, Dario Bandeira, Luis Gustavo Tomate e Alan Pop.

Projeto selecionado no Edital 01/2024/Sejucel/Siec - GLP

Tapiri - Cinema da Floresta: programação para 08 e 09 de maio  - Gente de Opinião

05/09/25 às 20h – Filme: Concerto de Quintal

Direção: Juraci Júnior

Duração: 80 minutos

Classificação Etária: livre

Trailer: https://bit.ly/4jYdjxa

“ Concerto de Quintal” é um documentário de longa-metragem que apresenta as diversas musicalidades que compõem a identidade sonora de Porto Velho. A partir do acervo do músico e compositor Silvinho Santos, o filme propõe um mergulho nas referências, estilos, gêneros e estéticas de tantos sons ouvidos por diferentes gerações da música produzida na cidade.

O artista cresceu em rodas de samba no quintal de sua casa e tantas outras pela cidade, onde seu pai, o também artista, músico e compositor Sílvio Santos, realizou suas produções e onde recebeu ícones da música regional, como Jorge Andrade, Torrado e Manelão. Esse acervo é composto por gravações inéditas, armazenadas em fitas k7, atualmente sob os cuidados e propriedade da família do artista, que realizou a digitalização de todo o material e que traz as vozes de compositores importantes para a produção sonora local.

O longa-metragem é um projeto contemplado pelo Chamamento Público Nº 001/2023/FUNCULTURAL, Lei Complementar nº 195/2022 Lei Paulo Gustavo, Artigo 6º - Inciso I – apoio a produções audiovisuais. Longa-metragem.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

A Escola de Samba Rádio Farol realizou seu primeiro ensaio preparatório para o desfile que acontecerá no mês de abril. O encontro reuniu integrantes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)