Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Cultura

Vilhena sedia 9º Circuito Nacional Nasce Capoeira

O evento celebra a cultura da capoeira com rodas, troca de cordas, atividades ao ar livre e homenagem na Câmara de Vereadores de Vilhena.


Vilhena sedia 9º Circuito Nacional Nasce Capoeira - Gente de Opinião

Entre os dias 2 e 4 de agosto de 2025, Vilhena (RO) será palco da 9ª edição do Circuito Nacional Nasce Capoeira – Etapa de Rondônia. O evento, que celebra a cultura e os valores da capoeira, reunirá praticantes, mestres e entusiastas em uma programação diversificada, com atividades abertas ao público e momentos de reconhecimento à importância da capoeira na região.

A abertura oficial acontece neste sábado, dia 2, às 19h, no Centro de Treinamento Cohab, com a realização do tradicional exame de troca de cordas, cerimônia que simboliza o avanço técnico e cultural dos capoeiristas.

No domingo, 3, a partir das 9h30, a Praça do Barcelona será palco de uma atividade ao ar livre, promovendo a interação da comunidade com a capoeira em um ambiente de valorização das raízes culturais afro-brasileiras.

Vilhena sedia 9º Circuito Nacional Nasce Capoeira - Gente de Opinião

Encerrando a programação, na segunda-feira, 4, às 19h30, será realizada uma Moção de Aplauso na Câmara dos Vereadores de Vilhena, em homenagem ao capoeirista Odair Belarmino popular ki-suco pela promoção cultural da capoeira no município há 35 anos fomentando a arte capoeira. O evento será finalizado com uma grande “berimbaladas”, reunindo toques e cantos em celebração coletiva.

O professor Ki Suco, que é organizador da etapa em Rondônia, destacou a importância do evento: “O Circuito Nasce Capoeira é uma forma de fortalecer nossa cultura e de reconhecer o esforço dos praticantes que mantêm viva essa tradição. Vilhena é um ponto importante dessa história.”

O 9º Circuito Nacional Nasce Capoeira – Etapa de Rondônia é aberto ao público.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

A Escola de Samba Rádio Farol realizou seu primeiro ensaio preparatório para o desfile que acontecerá no mês de abril. O encontro reuniu integrantes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)