Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia

Com atuação consultiva, Sebrae RO fortalece parceria com Sicoob para ampliar crédito e educação financeira

Ação conjunta une crédito com FAMPE e orientação técnica do Sebrae, integrando educação financeira, planejamento e fortalecimento dos pequenos negócios


 No encontro com a Sicoob Central Norte, lideranças do sistema financeiro e do Sebrae RO reforçaram estratégias conjuntas para ampliar crédito assistido e educação financeira a micro e pequenas empresas em Rondônia. - Gente de Opinião
No encontro com a Sicoob Central Norte, lideranças do sistema financeiro e do Sebrae RO reforçaram estratégias conjuntas para ampliar crédito assistido e educação financeira a micro e pequenas empresas em Rondônia.

O Sebrae em Rondônia está alinhado ao lançamento do “Movimento de Apoio ao Empresário”, campanha nacional do Sistema Sicoob iniciada em 15 de outubro de 2025 e voltada ao acesso facilitado a crédito para pequenos negócios.

A iniciativa oferece condições especiais — com taxas a partir de 1,69% ao mês e garantia complementar do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE) — a cerca de 350 mil cooperados em todo o país.

Em Rondônia, o Sebrae atua como parceiro estratégico do Sistema Sicoob, ampliando o impacto da campanha por meio do atendimento consultivo e do suporte pré e pós-crédito aos empreendedores, com ferramentas como a Planejadora Financeira e assessoria especializada para gestão.

O alinhamento institucional foi reforçado em reunião realizada no dia 16 de outubro de 2025 com a Sicoob Central Norte, em Porto Velho, que contou com a presença do presidente Altair Schramm de Souza, do diretor executivo Valdir Rothermel e da coordenadora de Crédito e Finanças do Sebrae RO, Gleiciane Rocha.

Durante o encontro, as equipes discutiram a execução local da campanha, com foco em ampliar a educação financeira e fortalecer o relacionamento junto às cooperativas.

Segundo o Sebrae, a parceria com o Sistema Sicoob consolida uma agenda conjunta para gerar acesso ao crédito com responsabilidade, estimulando a sustentabilidade dos pequenos negócios e o desenvolvimento econômico na região.

Ao integrar o FAMPE à estratégia de concessão de crédito, o Sebrae amplia a capacidade de atendimento das cooperativas e reduz o risco para os empreendedores interessados em investir ou reorganizar suas finanças.

A produção e divulgação da matéria reforçam o papel do Sebrae em Rondônia na articulação com o cooperativismo financeiro, incentivando equipes internas, consultores e agentes de crédito a utilizarem a campanha como oportunidade de relacionamento, orientação e fortalecimento dos empreendedores cooperados em todo o estado.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Óleo, açúcar, café, arroz e leite apresentam maiores quedas de preços nas capitais brasileiras em fevereiro, apontam Conab e DIEESE

Óleo, açúcar, café, arroz e leite apresentam maiores quedas de preços nas capitais brasileiras em fevereiro, apontam Conab e DIEESE

Na manhã desta segunda-feira (09), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconôm

Feira Mulher do Norte fortalece empreendedorismo para artesãs em Porto Velho

Feira Mulher do Norte fortalece empreendedorismo para artesãs em Porto Velho

Há quatro anos, a empreendedora Cleone Amâncio encontrou no artesanato uma forma de transformar talento em renda. À frente do Ateliê da Cléo, ela prod

12 erros fiscais que mais prejudicam empresas e como evitá-los

12 erros fiscais que mais prejudicam empresas e como evitá-los

O sistema tributário brasileiro é reconhecido como um dos mais complexos do mundo. De acordo com dados do Banco Mundial, empresas no Brasil gastam,

Empresários veem a contratação de MEI’s como alternativa para enfrentar novas regras trabalhistas

Empresários veem a contratação de MEI’s como alternativa para enfrentar novas regras trabalhistas

A recente discussão sobre restrições ao trabalho em feriados, conforme reforçado pelo Ministério do Trabalho e Emprego com base na Lei nº 10.101/2000

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)