Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia

MEI que virou franqueadora segue se reinventando com apoio do Sebrae

A Snack Saudável, de Ji-Paraná, se adaptou ao período de pandemia para conseguir grandes resultados


Fotos: Luciana Aith/Google/Divulgação - Gente de Opinião
Fotos: Luciana Aith/Google/Divulgação

Contar histórias de sucesso é muito especial para nós, principalmente, quando o sucesso do empreendedor passa pelas ações do Sebrae. Tem empreendimentos que já estão prontos: basta apenas pensar no negócio, planejar e colocar em prática. Existem casos de sucesso que nascem de repente, às vezes de uma necessidade pessoal.

 

Assim surgiu a história da assistente social Larissa de Souza, de Ji Paraná, interior de Rondônia, distante 375km da capital. De uma necessidade pessoal, construiu um negócio bem sucedido: Larissa buscava alternativas alimentares para as filhas levarem para escola, uma alimentação mais natural e saudável, passando longe de frituras, bebidas menos saudáveis e enxergou ali, uma oportunidade de negócio.

A partir de então, com uma ideia na cabeça, a futura empresária foi atrás de ajuda no Sebrae para saber como colocar aquela ideia em prática, aí tudo ficou mais fácil: “Desde o começo eu caminho com o Sebrae. Com pouca coisa que eu tinha ali e com muita coragem eu dei o pontapé inicial e naquele momento eu procurei o Sebrae; O engraçado quando cheguei lá para o processo de abertura de empresa, o pessoal dizia que essa é uma ideia pra virar franquia...e nem passava pela minha cabeça, né,  eu simplesmente queria abrir um MEI pra trabalhar em casa e ver se ia dar certo”, conta a empresária.

E deu muito certo. Assim o negócio que começou tímido, cresceu, se consolidou tanto que passou a fazer parte da franchising, e hoje conta com mais de 30 lojas em todo o país. Todo o processo para se tornar franqueadora, Larissa buscou no Sebrae, através do Sebraetec. A Snack Saudável está presente em 10 estados no Brasil, um grande caso de sucesso do Sebrae em Rondônia.

Mas aí veio a pandemia... e tudo o que estava consolidado e em franca expansão teve que dar uma pausa e voltar praticamente à estaca zero e se reinventar para atrair novos clientes. “No início foi uma queda de 100 por cento, né...até você tomar o gás e se reinventar e colocar a roda para girar novamente, acho que não foi fácil para empreendedor nenhum...agente pega esses grandes empreendedores do Brasil, todos tiveram que ir pra o chão de fábrica repensar o negócio, reinventar a roda para fazer a coisa acontecer novamente porque ninguém estava preparado para isso”, comenta a empresária.

Com as novas ideias, a Larissa, mais uma vez, buscou a parceria do Sebrae em Rondônia para tocar a nova fase no negócio. “ Todo momento eu caminho com o Sebrae, desde que o Snack existiu. Atualmente, estamos contratando mais dois serviços com eles. A gente contratou recentemente pelo Sebraetec um e-commerce para conseguir dar mais uma opção de compra, e uma consultoria de novos processos, porque como ampliamos o nosso mix de produtos a gente vai desenvolver novos processos. Então com o Sebrae, a gente caminha lado a lado o tempo inteiro...é um parceirão da Snack Saudável”, afirma Larissa.

MEI que virou franqueadora segue se reinventando com apoio do Sebrae - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha lidera diálogo com setor produtivo para fortalecer economia e logística de Rondônia

Governador Marcos Rocha lidera diálogo com setor produtivo para fortalecer economia e logística de Rondônia

O governador de Marcos Rocha colocou o diálogo com o setor produtivo no centro das decisões estratégicas para o futuro de Rondônia. Em reunião reali

Redução da jornada de trabalho acende debate e divide o País

Redução da jornada de trabalho acende debate e divide o País

A discussão sobre a redução da jornada de trabalho voltou ao centro do debate público no Brasil. Propostas que sugerem diminuir o número de horas sema

Óleo, açúcar, café, arroz e leite apresentam maiores quedas de preços nas capitais brasileiras em fevereiro, apontam Conab e DIEESE

Óleo, açúcar, café, arroz e leite apresentam maiores quedas de preços nas capitais brasileiras em fevereiro, apontam Conab e DIEESE

Na manhã desta segunda-feira (09), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconôm

Feira Mulher do Norte fortalece empreendedorismo para artesãs em Porto Velho

Feira Mulher do Norte fortalece empreendedorismo para artesãs em Porto Velho

Há quatro anos, a empreendedora Cleone Amâncio encontrou no artesanato uma forma de transformar talento em renda. À frente do Ateliê da Cléo, ela prod

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)