Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia

Projeto do Sebrae que empodera lideranças gera frutos no Vale do Jamari


Projeto do Sebrae que empodera lideranças gera frutos no Vale do Jamari - Gente de Opinião

O Projeto LIDER, acrônimo de Liderança para o Desenvolvimento Regional, foi uma iniciativa do Sebrae em Rondônia que gerou bons frutos. A iniciativa foi aplicada em quatro regiões do estado. O grupo de líderes qualificados na região do Vale do Jamari decidiu, após o término do projeto, seguir em frente como uma entidade formal e propositiva. Assim nasceu, em 2020, a Agência de Desenvolvimento Territorial do Vale do Jamari.

Nesta semana, no escritório regional do Sebrae em Ariquemes, o grupo realizou mais um encontro já como agência de desenvolvimento, no qual deliberaram diversas propostas, incluindo o estatuto da entidade e as ações para os próximos meses.

A reunião com os sócios fundadores da Agência de Desenvolvimento Territorial do Vale do Jamari teve como objetivo a realização de uma nova eleição para o biênio 2025/2027. Estiveram presentes quase 100% dos sócios (presencialmente e virtualmente) e, após os cumprimentos iniciais e as falas pertinentes do presidente Pedro Felix sobre as responsabilidades de cada cargo, houve a indicação de nomes, prontamente aceitos por todos os presentes. Todos os municípios foram representados por um líder.

Segundo a analista do Sebrae Maria Cristina Marques, “Entendemos que a sociedade civil organizada pode e deve se organizar. No caso do projeto LIDER, mobilizamos lideranças do poder público, do setor privado e do terceiro setor para a construção de Agendas de Desenvolvimento. Essas agendas direcionam as ações e projetos para o desenvolvimento local nos territórios, e a agência de fomento é um exemplo prático disso”, afirmou ela.

O planejamento estratégico construído pelo grupo identificou fragilidades, apontou potencialidades e vocações econômicas para o desenvolvimento do território, tornando-se um grande aliado do poder público na proposição de políticas públicas para a região.

Um dos papéis do Sebrae é exatamente empoderar os atores locais enquanto lideranças do setor produtivo, para que pensem estrategicamente os territórios, fomentem o empreendedorismo, gerem negócios e contribuam para melhorar a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do país.

Uma nova reunião foi agendada para o mês de março, com o objetivo de debater eventuais ajustes no estatuto vigente e também construir um plano de trabalho atualizado, considerando metas de curto prazo e anuais, para que sejam alcançáveis e mensuráveis.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha lidera diálogo com setor produtivo para fortalecer economia e logística de Rondônia

Governador Marcos Rocha lidera diálogo com setor produtivo para fortalecer economia e logística de Rondônia

O governador de Marcos Rocha colocou o diálogo com o setor produtivo no centro das decisões estratégicas para o futuro de Rondônia. Em reunião reali

Redução da jornada de trabalho acende debate e divide o País

Redução da jornada de trabalho acende debate e divide o País

A discussão sobre a redução da jornada de trabalho voltou ao centro do debate público no Brasil. Propostas que sugerem diminuir o número de horas sema

Óleo, açúcar, café, arroz e leite apresentam maiores quedas de preços nas capitais brasileiras em fevereiro, apontam Conab e DIEESE

Óleo, açúcar, café, arroz e leite apresentam maiores quedas de preços nas capitais brasileiras em fevereiro, apontam Conab e DIEESE

Na manhã desta segunda-feira (09), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconôm

Feira Mulher do Norte fortalece empreendedorismo para artesãs em Porto Velho

Feira Mulher do Norte fortalece empreendedorismo para artesãs em Porto Velho

Há quatro anos, a empreendedora Cleone Amâncio encontrou no artesanato uma forma de transformar talento em renda. À frente do Ateliê da Cléo, ela prod

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)