Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia

Rondônia Day Brasília evidencia o potencial econômico do estado

Diretoria Executiva do Sebrae em Rondônia e o Conselho Deliberativo Estadual estiveram presentes no evento


 Rondônia Day Brasília evidencia o potencial econômico do estado - Gente de Opinião

O “Rondônia Day Brasília” foi promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae em Rondônia). O objetivo foi apresentar as potencialidades do estado, principalmente para investidores e empresários. 

O evento reuniu embaixadas e representantes comerciais internacionais dos Estados Unidos, China, Emirados Árabes Unidos, Israel, Japão, México, Turquia, Índia, Alemanha, Peru, Bolívia, Angola, Argélia, Camarões, Quênia e Costa do Marfim, além de representantes dos países da Liga Árabe e do Mercosul e Américas. 

Foram apresentadas ações do governo para fomentar o desenvolvimento social e econômico, como a ampliação do porto de Porto Velho, a melhoria da infraestrutura de transporte e logística e a expansão do turismo. 

Esteve presente a Diretoria Executiva do Sebrae em Rondônia, representada pelo diretor técnico Alessandro Crispin Macedo e o diretor administrativo financeiro Eduardo Fumiary Valente. 

Também estiveram no evento o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Darci Agostino Cerutti; o vice-presidente Marco Cesar Kobayashi; o conselheiro representante da Feempi, Cícero Alves de Noronha Filho, e a conselheira representante da Facer, Kelly Naahamara Rodrigues Jorge. 

“Tivemos a oportunidade de mostrar o potencial econômico gerado pelo nosso estado. O Sebrae acompanha de perto o processo de inovação e renda gerada pelos micro e pequenos empreendedores de Rondônia, nos últimos anos mais de 70% dos empregos foram gerados pelos pequenos negócios. Precisamos investir neste setor, e o Rondônia Day foi uma importante ação para essa caminhada”, avaliou o diretor administrativo e financeiro Eduardo Fumiary.

 Rondônia Day Brasília evidencia o potencial econômico do estado - Gente de Opinião

O governador do estado, Marcos Rocha, também destacou a força econômica de Rondônia para um público composto por autoridades locais, nacionais e internacionais, além de empresários, investidores e representantes de entidades de classe. “Estamos apresentando Rondônia para o mundo e as principais oportunidades de negócios para fomentar o nosso desenvolvimento econômico e social”, destacou. 

Para o presidente do conselho, Darci Cerutti, apoiar espaços de discussão sobre o estado é fundamental para o avanço. “O Sebrae realiza um trabalho efetivo de apoio aos microempreendedores, mas para esse trabalho continuar sendo eficaz precisamos que o Brasil olhe para Rondônia. O evento foi uma ótima iniciativa do governo e estivemos presentes representando aqueles que confiam no nosso trabalho”. 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha lidera diálogo com setor produtivo para fortalecer economia e logística de Rondônia

Governador Marcos Rocha lidera diálogo com setor produtivo para fortalecer economia e logística de Rondônia

O governador de Marcos Rocha colocou o diálogo com o setor produtivo no centro das decisões estratégicas para o futuro de Rondônia. Em reunião reali

Redução da jornada de trabalho acende debate e divide o País

Redução da jornada de trabalho acende debate e divide o País

A discussão sobre a redução da jornada de trabalho voltou ao centro do debate público no Brasil. Propostas que sugerem diminuir o número de horas sema

Óleo, açúcar, café, arroz e leite apresentam maiores quedas de preços nas capitais brasileiras em fevereiro, apontam Conab e DIEESE

Óleo, açúcar, café, arroz e leite apresentam maiores quedas de preços nas capitais brasileiras em fevereiro, apontam Conab e DIEESE

Na manhã desta segunda-feira (09), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconôm

Feira Mulher do Norte fortalece empreendedorismo para artesãs em Porto Velho

Feira Mulher do Norte fortalece empreendedorismo para artesãs em Porto Velho

Há quatro anos, a empreendedora Cleone Amâncio encontrou no artesanato uma forma de transformar talento em renda. À frente do Ateliê da Cléo, ela prod

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)