Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Tecnologia

Governo de Rondônia busca parceria com Portugal por tecnologias inovadoras


Governo de Rondônia busca parceria com Portugal por tecnologias inovadoras - Gente de Opinião

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), pode firmar uma parceria com Portugal em busca de solução para o desenvolvimento econômico, sustentável e educacional, através de tecnologias inovadoras para a Amazônia. A parceria será realizada, no próximo mês, quando acontecerá a Feira Internacional Rondônia Rural Show e, para tanto, os primeiros contatos foram iniciados pelo vice-governador e secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sérgio Gonçalves.

Na última terça-feira (4), na Vice-Governadoria, foi realizado um vídeo conferência com autoridades portuguesas do Centro de Engenharia e Desenvolvimento (Ceiia) que, na oportunidade, puderam apresentar um esboço de serviços e produtos para indústrias tecnologicamente avançada que tem como referência a tecnologia a partir da sustentabilidade.

O vice-governador destacou que o foco da atual gestão administrativa do governador Marcos Rocha está centrado na promoção do desenvolvimento econômico de Rondônia, por meio de transferência e criação de tecnologias inovadoras que fortalecem o empreendedorismo local.

Hoje, uma das preocupações do vice-governador tem sua atuação voltada para o desenvolvimento econômico do Estado e, para tanto, entende que a criação de uma rede educacional, cujo intercâmbio de conhecimento entre Portugal e Rondônia – com os alunos da rede pública de ensino médio e os de ensino superior- fortalece o empreendedorismo local.

O vídeo conferência teve as participações, além do vice-governador Sérgio Gonçalves, do diretor de Sustentabilidade do Ceiia, Gualter Crisostomo; do diretor de Desenvolvimento de Negócios do Ceiia, Nuno Lourenço; do diretor do CoLab + Atlantic, Artur Costa; consultor em Ecossistemas e Habitats de Inovação, Marcus Rocha; secretário adjunto da Sedec, Avenilson Gomes; coordenadora de Ciência , Tecnologia e Inovação da Sedec e o coordenador de Geo Inteligência de Dados Econômicos, Pablo Mendonça.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Últimas vagas: projeto gratuito de games convoca jovens para formação em Porto Velho

Últimas vagas: projeto gratuito de games convoca jovens para formação em Porto Velho

O tempo está correndo para quem quer entrar no universo dos games em Porto Velho. O projeto GamificaRO segue com inscrições abertas para as últimas

Inscrições abertas para OBA e OBAFOG 2026: participação gratuita aproxima ciência das escolas

Inscrições abertas para OBA e OBAFOG 2026: participação gratuita aproxima ciência das escolas

Estão abertas as inscrições para a edição 2026 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBA

Exposição Educacional começa nesta terça-feira, 31 e reúne projetos de ciência e tecnologia, em Porto Velho

Exposição Educacional começa nesta terça-feira, 31 e reúne projetos de ciência e tecnologia, em Porto Velho

A Exposição Estadual de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional (Expocitec-RO), inicia nesta terça-feira (31) e segue até quarta-feira (1º), em P

TECNOGAME: Prefeitura, em parceria, premia desenvolvedores de Porto Velho, com bolsas de até 100%

TECNOGAME: Prefeitura, em parceria, premia desenvolvedores de Porto Velho, com bolsas de até 100%

A Prefeitura de Porto Velho, sob a gestão do prefeito Léo Moraes, reforça seu compromisso com a educação e a inovação ao elevar o nível da Tecnogame

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)