Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Tecnologia

Samu realizou mais de 18 mil ocorrências utilizando o Sistema Vsky em Porto Velho

Implantação da ferramenta durante os procedimentos completou um ano em atividade


Samu realizou mais de 18 mil ocorrências utilizando o Sistema Vsky em Porto Velho - Gente de Opinião

Implantado há um ano, o Sistema Vsky já ajudou as equipes do Serviço Móvel de Urgência (Samu) no atendimento de mais de 18 mil ocorrências médicas em Porto Velho. O sistema permite o acompanhamento em tempo real dos percursos e a localização das ambulâncias que atendem a população tanto na região urbana da capital quanto no distrito de Jaci-Paraná, onde também tem uma base do Samu.

Das quase 18 mil ocorrências atendidas em um ano pelo município, 57% são provenientes de causas clínicas e outros 33 % são atendimentos traumatológicos. Segundo Raymisson Corrêa, diretor do Samu, todo o processo de trabalho, que antes era feito manualmente com a utilização de papel e caneta, agora passou a utilizar a ferramenta nas execuções dos serviços, mudando a forma de atendimento das equipes durante o primeiro atendimento.

"Com a utilização do smartphone, o sistema digital além de mudar a comunicação com a equipe que está no local da ocorrência, mudou também a forma como trabalhamos com os dados”, explicou Raymisson Corrêa, diretor do Samu.

Sistema auxilia o Samu no atendimento a ocorrências médicas Sistema auxilia o Samu no atendimento a ocorrências médicasCom a utilização da tecnologia a favor da população, o processamento de informações analíticas, obtidos no decorrer dos atendimentos, oferece maior amplitude em relação aos locais de maior índice de acidentes, tipos de procedimentos e melhores trajetos a serem percorridos pelas ambulâncias, o que significa maior eficiência nas condutas e menos tempo no atendimento às emergências.

“Isso muda todo o comportamento administrativo do Samu, além de conseguirmos, de fato, agilizar os serviços. Através do aplicativo, a equipe que já está na rua finalizando um atendimento já pode correr imediatamente para outra ocorrência. Antes, a equipe precisava vir até a base para pegar um papel e seguir com o atendimento”, destacou.

A chegada do sistema também permite maior economia, uma vez que a operacionalização passou a ser feita via celular e computador. O papel e a comunicação por rádio ficaram no passado.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondovisão investe em novo transmissor

Rondovisão investe em novo transmissor

A Rondovisão TV, a emissora que tem sido a voz e a imagem de Rondônia, orgulha-se de anunciar um marco significativo em sua trajetória de inovação e

Projeto desenvolvido pela Alfa Sense em parceria com CPQD é premiado pela Petrobras

Projeto desenvolvido pela Alfa Sense em parceria com CPQD é premiado pela Petrobras

Um sistema combinando o conceito de Internet das Coisas (IoT) e sensoriamento fotônico de efeitos quânticos, com múltiplos sensores passivos, capaz

Abertura do 6º Semana das Engenharias da FIMCA Vilhena Destaca Avanços Tecnológicos e Perspectivas Profissionais

Abertura do 6º Semana das Engenharias da FIMCA Vilhena Destaca Avanços Tecnológicos e Perspectivas Profissionais

Na noite da última terça-feira, 23 de abril, a Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA Vilhena deu início a aguardada 6ª Semana das Engenhar

Sistema vai monitorar movimentação diária do volume de vendas na Rondônia Rural Show Internacional

Sistema vai monitorar movimentação diária do volume de vendas na Rondônia Rural Show Internacional

Faltando pouco mais de 20 dias para a 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), o Governo de Rondônia realizou uma série de melhorias

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)