Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Tecnologia

Sebrae tem como pauta estratégica a implementação de Smart City em Rondônia

A pauta foi debatida durante encontro que contou com a participação de especialistas e técnicos


 Sebrae tem como pauta estratégica a implementação de Smart City em Rondônia - Gente de Opinião

O Sebrae realizou na segunda-feira (27), em sua sede, em Porto Velho, um encontro entre consultores e técnicos da instituição com o objetivo de promover discussões sobre a pauta estratégica de Smart City.

Foram convidados dois consultores de Recife (PE), Cláudio Nascimento e Renata Galemo, para apoiar o Sebrae em Rondônia no tema, na estratégia para o desenvolvimento socioeconômico das cidades por meio da inovação que pode ser direcionada para a implementação de Smart Cities. 

Uma Smart City é uma cidade que utiliza tecnologias de informação e comunicação (TICs) para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes, tornando-a mais eficiente, sustentável e conectada. 

Foram abordados diversos nichos da pauta, entre eles conectividade, mobilidade, sustentabilidade, segurança e inovação. 

A implementação de uma Smart City pode promover a ampliação da infraestrutura de TICs nas cidades para garantir a conectividade de todos os cidadãos e a integração dos serviços públicos; soluções tecnológicas para o transporte urbano, como aplicativos para compartilhamento de veículos e bicicletas elétricas; além de sistemas de gestão de trânsito inteligentes e integrados. 

A segurança aumenta com a inserção de soluções tecnológicas para garantir a segurança dos cidadãos e o fomento da inovação por meio do incentivo à criação de startups e ao empreendedorismo tecnológico, além de promover a capacitação e o treinamento dos profissionais para atuarem em diversas áreas. 

“O Sebrae e o estado de Rondônia estão dando passos poderosos rumo ao desenvolvimento socioeconômico que as cidades inteligentes podem nos proporcionar. Foi ótimo absorver a experiência e conhecimento do Claudio e da Renata, que são especialistas na área de Smart City e economia criativa. Debatemos o cenário rondoniense, especialmente a capital, e de que modo podemos iniciar o desenho dessa estratégia”, avaliou a analista técnica do Sebrae Caroline Garcia. 

A participação da população também é um resultado da implementação, gerando o estímulo de participação ativa na gestão da cidade por meio de canais de comunicação diretos com a prefeitura, como aplicativos para envio de sugestões e reclamações, além de promover a realização de audiências públicas e consultas populares. 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Léo Moraes anuncia feira ‘Tecnogame’ e coloca Porto Velho no mapa dos grandes eventos de games e tecnologia

Prefeito Léo Moraes anuncia feira ‘Tecnogame’ e coloca Porto Velho no mapa dos grandes eventos de games e tecnologia

O prefeito Léo Moraes consolida Porto Velho no cenário da inovação com a chegada do Tecnogame Brasil 2026, festival de games, tecnologia e cultura d

Governo de RO fortalece a qualificação dos servidores com o lançamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Governo de RO fortalece a qualificação dos servidores com o lançamento do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Reforçando a política de capacitação continuada e valorização do servidor público, o governo de Rondônia lançou nesta terça-feira (27), o Ambiente V

Brasília recebe encontro exclusivo sobre Inteligência Artificial para Negócios com grandes empresários do Centro-Oeste

Brasília recebe encontro exclusivo sobre Inteligência Artificial para Negócios com grandes empresários do Centro-Oeste

Nos dias 02 e 03 de fevereiro, Brasília será palco da 20a edição da tour nacional “Inteligência Artificial para Negócios”, evento fechado para convi

A inteligência artificial chegou para ficar: Norte do Brasil lança primeiro videoclipe 100% criado por IA e antecipa o futuro da música

A inteligência artificial chegou para ficar: Norte do Brasil lança primeiro videoclipe 100% criado por IA e antecipa o futuro da música

Foi lançado ontem, 24/12, o primeiro videoclipe totalmente produzido com inteligência artificial na região Norte do Brasil. A obra visual acompanha

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)