Terça-feira, 15 de setembro de 2020 - 12h23

Alunos
do curso de Pedagogia da Faculdade Sapiens vão participar do VIII Congresso Nacional de Educação (CONEDU) nos dias 15 e 16 de outubro em uma edição on-line. O tema deste ano é “Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos”.
Dois trabalhos da Faculdade Sapiens foram aprovados. A orientadora dos trabalhos, Lidiana Cruz, explica que o estímulo à pesquisa vêm desde cedo. “Pesquisar é reformular novo conhecimento e transformá-lo. Desta forma consideramos importante a pesquisa acadêmica, pois contribui para a formação continuada com qualidade”.
O primeiro trabalho tem como tema “Contribuições da neurociência para a prática docente na educação infantil”, dos alunos Indajara Gomes e Liamara Souza. Já o segundo aborda “Desafio docente na prática pedagógica no acompanhamento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) na Amazônia rondoniense”, dos alunos Miqueias Ramos, Andreia Abadia e Amanda Garcia.
“O aprendizado do aluno autista é mais demorado, é um processo mais longo, então é preciso um preparo do professor que precisa estar informado, saber quais materiais usar para levar ao progresso do aluno. Isso é importante porque nos mostra como é necessário o professor da educação inclusiva, que ele tenha formação, preparo, porque o que mais vemos hoje em dia são professores em escolas públicas tendo que lidar com essa situação sem nenhum preparo”, explica Miqueias Ramos.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Luciene Marques, conta que a formação acadêmica não termina na sala de aula. “Ao longo do curso de graduação o acadêmico deve preocupar-se com o contínuo enriquecimento de sua formação,
participando de eventos científicos e de pesquisas, que é uma forma de produzir conhecimento e estabelecer respostas a hipóteses e problemas iniciais”.
Luciene ainda parabeniza os estudantes. “A aprovação dos artigos científicos, resultado das pesquisas dos nossos acadêmicos do curso de Pedagogia, no evento CONEDU, que caracteriza-se por ser um relevante evento na área de educação, muito nos alegra por sabermos que estamos contribuindo para uma formação de qualidade dos nossos acadêmicos”, finaliza.
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A educação empreendedora e financeira passa a ganhar ainda mais espaço nas escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho. A assinatura do Termo

O ensino online consolidou-se em Rondônia como uma estratégia de democratização da qualificação da mão de obra em todos os 52 municípios. Nesse sent

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula – 2ª edição”, destinado a educadores da rede públic

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado
Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)