Sábado, 30 de maio de 2015 - 09h39
A deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) está preocupada com os cortes que o governo federal vem fazendo no orçamento do setor educacional do País.
Com o bloqueio de verbas do Ministério da Educação, importantes ações ficam prejudicadas, conforme a tucana, a exemplo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego ( Pronatec ) e o Ciências sem Fronteiras..jpg)
Nesta semana, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, da qual ela é membro titular, aprovou um requerimento de sua autoria, solicitando a realização de audiência pública que vai discutir os programas do Governo Federal que prevê bolsas de estudo no exterior e no Brasil.
“Queremos ouvir representantes do Ministério da Educação, CNPq ( Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico ) e Capes ( Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) porque precisamos saber o que está acontecendo com os rumos da pátria educadora tão alardeada pelo governo”, desabafou a tucana.
Segundo ela, não é justo depois de causar constrangimento a milhares de estudantes com as trapalhadas no Fundo de Financiamento Estudantil - Fies -, a administração petista agora apresentar mais um retrocesso no ensino do País.
“É uma injustiça os jovens pagarem pelos erros do governo que no discurso enaltece sua pátria educadora e na prática diminui a oportunidade da juventude investir no seu futuro”, criticou a parlamentar.
O Pronatec ( Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego ) busca financiar cursos de educação profissional e tecnológica. O Ciências sem Fronteiras é um programa de bolsas para que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior, viabilizando também a vinda de pesquisadores de outros países para o Brasil.
De acordo com o Ministério da Educação, o total de vagas nas diversas ações do Pronatec ainda será divulgado, porém em quantidade menor do que no ano passado o que deixou Mariana Carvalho receosa de que a medida prejudique os estudantes brasileiros. “Precisamos de explicações convincentes”, concluiu a congressita.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Com o objetivo de intensificar a qualificação da mão de obra nos 52 municípios rondonienses, o governo de Rondônia está com inscrições abertas até

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento
Organizado por professores do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Políticas Públicas (PPGPP) obra concebida no período pandêmico ab

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego
As unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) de Vilhena e Porto Velho deram início às aulas das turmas do Programa Nacional Seja Pro+ Trabalho

Estão abertas até a próxima quarta-feira (8), as inscrições para novas vagas de cursos técnicos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)