Porto Velho (RO) quinta-feira, 9 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Campus Colorado do Oeste do IFRO oferta 695 vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada


Campus Colorado do Oeste do IFRO oferta 695 vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada - Gente de Opinião

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, abriu seleção de candidatos para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). No total são 695 vagas disponíveis em cinco cursos diferentes, que são totalmente gratuitos e não possuem taxa de inscrição.

A inscrição nesta seleção é gratuita, aberta até 1º de outubro de 2022 e exclusivamente pela internet através do Portal de Seleção do IFRO na página do Edital 31/2022. Para se inscrever, primeiramente o interessado deve ler o edital para estar ciente de todas a normas que regem este processo de seleção de alunos. Então, deverá preencher o formulário eletrônico com as informações solicitadas.

Para efetuar a inscrição, os candidatos devem ter a escolaridade e a idade mínima exigidas para ingresso no respectivo curso, possuir um e-mail válido, ter um número de telefone para contato, além dos documentos listados no edital. As instruções para a inscrição nesta seleção estão no item 5 do edital. É possível se inscrever em mais de um curso, desde que sejam cursos ofertados em períodos e/ou modalidades diferentes. A classificação será por ordem de inscrição.

Em caso de dúvidas ou necessidade de informações adicionais, o candidato pode enviar um e-mail para: cfic.proex@ifro.edu.br. O Edital 31/2022 e todas as publicações relacionadas estão disponíveis em: https://bit.ly/ifcol-2022-31.

 

FIC

Os cursos de Formação Inicial e Continuada tem como objetivo ampliar as oportunidades de qualificação profissional e geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Há cursos com requisito de formação a partir da primeira fase do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

As formações são nas modalidades presencial, híbrida (EaD + Presencial) e a distância (EaD), conforme o curso. Os estudantes dos cursos EaD e híbridos terão orientações sobre como utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/IFRO). Há alguns cursos com vagas exclusivas para mulheres, ofertados através do Programa Empoderamento da Mulher e outros abertos a qualquer candidato.

 

Relação de cursos

Através do Edital 31/2022 do IFRO Campus Colorado do Oeste estão sendo ofertadas vagas para estudar em cinco cursos diferentes de formação inicial e continuada. Todos exigem idade mínima de 16 anos. Os locais de oferta, requisitos e vagas de cada curso são detalhados abaixo:

- Técnicas de Maquiagem: curso na modalidade híbrida, com atividades presenciais e a distância, tendo carga horária de 80 h. Ele exige ter Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo. As vagas são exclusivas para mulheres. Há 20 vagas para uma turma em Colorado do Oeste no CRAS e outras 20 vagas para uma turma em Cerejeiras na AMMTC.

- Informática Básica: curso na modalidade híbrida, com atividades presenciais e a distância, tendo carga horária de 80 h. Ele exige ter Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo. As vagas são exclusivas para mulheres. Há 35 vagas para uma turma em Colorado do Oeste no IFRO.

- Corte e Costura: curso na modalidade presencial, tendo carga horária de 20 h. Ele exige ter Ensino Fundamental I (1º a 5º) incompleto. As vagas são exclusivas para mulheres. Há 20 vagas para uma turma em Colorado do Oeste no CRAS.

- Secretariado: curso na modalidade EaD (Educação a Distância), tendo carga horária de 160 h. Ele exige ter Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo. As vagas são abertas a qualquer candidato. Há 300 vagas para esse curso em EaD.

- Auxiliar em Agroecologia: curso na modalidade EaD (Educação a Distância), tendo carga horária de 160 h. Ele exige ter Ensino Fundamental II (6º a 9º) completo. As vagas são abertas a qualquer candidato. Há 300 vagas para esse curso em EaD.

 

Para ler o Edital 31/2022 completo clique neste link: https://bit.ly/ifcol-2022-31.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem até a próxima segunda-feira, 13, em todo estado

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem até a próxima segunda-feira, 13, em todo estado

Com o objetivo de intensificar a qualificação da mão de obra nos 52 municípios rondonienses, o governo de Rondônia  está com inscrições abertas até

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento

Organizado por professores do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Políticas Públicas (PPGPP) obra concebida no período pandêmico ab

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

As unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) de Vilhena e Porto Velho deram início às aulas das turmas do Programa Nacional Seja Pro+ Trabalho

Educação profissional oferta novas vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições seguem até dia 8

Educação profissional oferta novas vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições seguem até dia 8

Estão abertas até a próxima quarta-feira (8), as inscrições para novas vagas de cursos técnicos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)