Quarta-feira, 24 de junho de 2020 - 12h12

Estão abertas as inscrições para o curso sobre Associativismo lançado pelo Centro de Estudos Rioterra e aberto a comunidade em geral. Cem por cento online e gratuita, a capacitação é dividida em dois módulos, com carga horária total de 10 horas e emissão de certificado. As vagas são limitadas e as aulas serão disponibilizadas no dia 8 de julho. Para se inscrever, basta preencher o formulário.
O curso, realizados através do projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, é aberto a comunidade em geral e traz os conceitos básicos sobre associações e cooperativas, passos para criar uma organização social, direitos e deveres dos associados.
Além disso, o segundo módulo é dedicado ao Sistema Integrado de Parcerias e Descentralização da Execução das Políticas Públicas e Serviços Públicos não Exclusivos do Estado, o SISPAR, importante ferramenta de credenciamento de organizações interessadas em acessar recursos públicos através do estado e município, a exemplo da participação de chamadas públicas ou acessar emendas parlamentares.
O associativismo é uma importante ferramenta para acesso e reivindicação de direitos e está entre os principais Objetivos Estratégicos do Centro de Estudos Rioterra para até 2023. Somente nos últimos dois anos, o CES Rioterra realizou trabalhos de apoio junto a 120 associações, cooperativas e sindicatos em Rondônia. “Entendemos que apoiar essas organizações sociais é incentivar o protagonismo desses atores na busca por melhorias e garantia de direitos de forma coletiva e integrada. Nossos cursos, reuniões e assessorias têm o objetivo de trazer informações e ferramentas para que esses espaços se desenvolvam e se fortaleçam”, diz Alexis Bastos, coordenador de Projetos do Centro de Estudos Rioterra.
Para saber mais, acesse o site: https://semeandosustentabilidade.org/
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Com o objetivo de intensificar a qualificação da mão de obra nos 52 municípios rondonienses, o governo de Rondônia está com inscrições abertas até

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento
Organizado por professores do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Políticas Públicas (PPGPP) obra concebida no período pandêmico ab

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego
As unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) de Vilhena e Porto Velho deram início às aulas das turmas do Programa Nacional Seja Pro+ Trabalho

Estão abertas até a próxima quarta-feira (8), as inscrições para novas vagas de cursos técnicos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)