Porto Velho (RO) sábado, 14 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Colégio Sapiens abre cursos de robótica e programação para alunos e comunidade


Colégio Sapiens abre cursos de robótica e programação para alunos e comunidade - Gente de Opinião

Com disciplinas de robótica, inovação e criatividade e pensamento computacional no currículo dos estudantes dos ensinos estendido e integral, o Colégio e Curso Sapiens é referência no assunto.

Agora, amplia seu leque de ofertas e disponibiliza alguns cursos de extensão para alunos do ensino regular e estudantes de outras escolas de Porto Velho que queiram participar. As novas turmas contemplam crianças a partir dos 6 anos de idade e, em alguns casos, podem atender até os 17 anos.


Cursos de Robótica

Através das plataformas Lego e Arduíno, o curso é voltado para promover o pensamento tecnológico e computacional, criativo e desafiador por meio da robótica educacional.

As aulas abordarão assuntos de várias outras disciplinas que compõem o currículo escolar das crianças através da robótica, com situações-problemas que desafiem os participantes de forma individual e em equipes.


Cursos de Programação

Com três opções, os alunos vão aprender sobre construção de páginas e sites na internet utilizando HTML e CSS, programação de computadores com a linguagem Phyton e programação com a plataforma Scratch.

O professor Matheus Alves, que já ministra as disciplinas nas duas unidades do Colégio Sapiens, será o responsável pelos cursos na escola. Treinador da equipe EPR, formada por alunos do Ensino Médio da instituição, ele conquistou o prêmio estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em 2018 e, junto com os alunos, representou Rondônia na etapa nacional.

De acordo com Matheus, a robótica é importante para desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos, como liderança, resolução de conflitos e solução criativa de problemas serão desenvolvidas e reconhecidas.

Através da disciplina os estudantes da escola de robótica são formados para as profissões do futuro. “Nossos alunos não aprendem apenas apertar um parafuso, mas sim como criar soluções inovadoras e criativas, utilizando recursos tecnológicos. Como as aulas serão trabalhadas em forma de projetos, os alunos precisarão fazer um planejamento de equipe com divisão de tarefas e viabilidade temporal e material”, destaca.

As matrículas estão abertas. Para mais informações, ligue (69) 3211-6000 ou visita o Colégio Sapiens – Unidade Jardim das Mangueiras (Rua Paulo Freire, 4767 – Flodoaldo Pontes Pinto).

Gente de OpiniãoSábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

A educação empreendedora e financeira passa a ganhar ainda mais espaço nas escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho. A assinatura do Termo

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

O ensino online consolidou-se em Rondônia como uma estratégia de democratização da qualificação da mão de obra em todos os 52 municípios. Nesse sent

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula – 2ª edição”, destinado a educadores da rede públic

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con

Gente de Opinião Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)