Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Disciplina sobre rap é finalizada com representantes de Rondônia em eventos nacionais

Pugga ZS irá disputar o Duelo Nacional de MCs, enquanto Uélida competirá no Slam BR. Ambos retrataram seus trabalhos na disciplina “Estratégias de Comunicação da Música Rap”


Disciplina sobre rap é finalizada com representantes de Rondônia em eventos nacionais - Gente de Opinião

A Universidade Federal de Rondônia promoveu, entre junho e outubro de 2023, a disciplina Estratégias de Comunicação da Música Rap. O último encontro desta disciplina aconteceu nesta quinta-feira (5) e teve participações de Pugga ZS e Uélida Castro. Pugga irá defender Rondônia no Duelo Nacional de MCs, enquanto Uélida participará do Slam Brasil.

A disciplina Estratégias de Comunicação da Música Rap, de caráter optativo, promoveu encontros todas as quintas-feiras, apresentando reflexões sociais, políticas e econômicas, a partir das letras de rappers de países de língua oficial portuguesa.

Os encontros alternaram exposições de temas do professor Carlos Guerra Júnior, com debates e palestras de artistas convidados/as. Ao longo do semestre, cada estudante produziu três conteúdos para mostrar o potencial educacional do rap em diferentes áreas. Os conteúdos foram: uma matéria para website, um seminário e um artigo científico, todos voltados para a música rap. Esses trabalhos foram produzidos por estudantes de quatro áreas diferentes (Jornalismo, Biblioteconomia, História e Direito) e serão publicados em sites e revistas científicas.

A disciplina recebeu nomes experientes, como é o caso de Edjales Benício, ex-secretário de meio ambiente de Porto Velho e um dos fundadores do movimento hip hop de Rondônia; os rappers Mano André e Jhuka Andrade; o grafiteiro e socioeducador Gaspar Knypell; o apresentador de eventos de rap Jeferson Thiago “Negro Drama” e o organizador de eventos de rap e militante do Movimento dos Afestados por Barragens, João Marcos Rodrigues.

Depois de ter recebido nomes experientes, a disciplina foi encerrada pelos mais jovens, Pugga ZS, de 26 anos, e Uélida Castro, de 15, para mostrar que o conhecimento produzido através das letras de rap e de poesia falada são repassados entre gerações.

Eventos nacionais dos convidados

Pugga ZS (sigla para Zona Sul, região de Porto Velho) será o representante de Rondônia no Duelo Nacional de MC´s, que acontece anualmente em Belo Horizonte. O evento irá ocorrer no mês de dezembro, com data ainda a ser definida. Esse evento é promovido pela Família de Rua e reúne artistas em batalhas eliminatórias de dois rounds, em que os MC´s tem 40 segundos em cada round para apresentar as suas líricas. Além disso, pode haver um terceiro round de desempate com versos mais curtos de ataque e contra-ataque.

Pugga ZS venceu a Seletiva de Rondônia em 02 de setembro de 2023, em um evento que contou com classificatórias em Porto Velho, Candeias do Jamari, Cacoal e Ouro Preto do Oeste. É a terceira vez que Rondônia envia um representante para o Duelo Nacional de MCs.

No evento em que Pugga irá participar, o improviso predomina. Cada artista cria versos na hora, para mostrar mais potencial lírico do seu adversário. Além disso, é necessário seguir uma batida instrumental, o beat. Já no evento em que Uélida irá competir não há instrumental e os versos são preparados previamente, bem como os artistas memorizam essas letras, para apresentar em público. O limite de tempo é de 3 minutos, para cada poesia. No Slam, deve-se apostar em uma boa performance e no uso do tempo, para conseguir agradar o júri.

Ambas as competições que terão representantes de Rondônia ocorrerão em Minas Gerais. O Slam BR está agendado para ocorrer entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro, na cidade de Itabira. A única vez que Rondônia teve um representante no Slam BR foi em 2020, quando o evento aconteceu de modo online. É a primeira vez que o estado envia representantes para uma etapa nacional do evento.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

A educação empreendedora e financeira passa a ganhar ainda mais espaço nas escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho. A assinatura do Termo

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

O ensino online consolidou-se em Rondônia como uma estratégia de democratização da qualificação da mão de obra em todos os 52 municípios. Nesse sent

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula – 2ª edição”, destinado a educadores da rede públic

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)