Porto Velho (RO) sexta-feira, 10 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Dr. Neidson apoia regionalização do Enem para evitar prejuízos aos alunos do Norte



Em reunião do Parlamento Amazônico em Manaus, no final da semana passada, e que teve a participação de parlamentares do Paraguai e da Argentina, o deputado Dr. Neidson (PMN), foi favorável à proposta do parlamento de regionalização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A proposta que está sendo levantada pelo parlamento visa proporcionar mais chances aos alunos da rede pública de ensino da Região Norte, que hoje estão em desigualdade de condições com os alunos das demais regiões.

Na opinião de Neidson, a regionalização do Enem não vai ferir nenhum princípio constitucional, já que as chances no concurso, para cada região, atenderão as expectativas e condições locais dos educandos.

Um dado expressivo do Ministério da Educação, na opinião do parlamentar, é de que no ranking das 50 melhores escolas do País, 49 são particulares e a única estatal é o Instituto Federal de Santa Catarina.

Outro dado importante para mostrar a desigualdade na disputa foram os números apresentados sobre o último Enem no Amazonas. Para o curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas, apenas um aluno amazonense passou e os demais são das regiões Sul e Sudeste.

Ficou acertada pelos membros do Parlamento Amazônico a formulação de um documento a ser apresentado na próxima reunião, que deverá ser encaminhado às bancadas federais dos Estados, para que um Projeto de Lei possa ser elaborado visando a regionalização.

Fonte: David Casseb   

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mediação Tecnológica impulsiona estudantes da rede pública estadual de Rondônia à aprovação em Medicina

Mediação Tecnológica impulsiona estudantes da rede pública estadual de Rondônia à aprovação em Medicina

Estudantes do Ensino Médio com Mediação Tecnológica da rede pública estadual de Rondônia conquistaram vagas no curso de Medicina em universidades pú

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem até a próxima segunda-feira, 13, em todo estado

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem até a próxima segunda-feira, 13, em todo estado

Com o objetivo de intensificar a qualificação da mão de obra nos 52 municípios rondonienses, o governo de Rondônia  está com inscrições abertas até

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento

Organizado por professores do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Políticas Públicas (PPGPP) obra concebida no período pandêmico ab

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

As unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) de Vilhena e Porto Velho deram início às aulas das turmas do Programa Nacional Seja Pro+ Trabalho

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)