Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Educação profissional garante fortalecimento do empreendedorismo em Rondônia


Artesanato fomenta  empreendedorismo feminino - Gente de Opinião
Artesanato fomenta empreendedorismo feminino

O ensino profissionalizante gera muitas oportunidades e foca o aprendizado no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas para suprir as demandas do mercado de trabalho. Capacitado conforme as tendências da atualidade, o aluno tem dois caminhos a trilhar depois da qualificação: candidatar-se a uma vaga de emprego em empresas já estabelecidas ou abrir o próprio negócio.

Estudantes do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) estão empreendendo com o incentivo da instituição, que visa o progresso econômico aliado ao desenvolvimento social.

INOVAÇÃO

Conforme destacado pelo Governo de Rondônia, o fortalecimento do empreendedorismo, por meio da educação profissional está contemplado no Planejamento Estratégico que prioriza a qualificação da mão de obra como  política pública, ou seja, um benefício acessível para quem busca uma carreira de sucesso.

OPORTUNIDADES

Além dos investimentos em inovação, o Governo de Rondônia assegura a oportunidade a quem quer empreender nos mais diversos segmentos econômicos. As irmãs Gizele, de 42 anos, e Gildete Costa, 40 anos, que moram no Bairro Nacional, em Porto Velho, resolveram abrir o próprio negócio depois que fizeram o curso de artesanato no Idep, em dezembro de 2022.

Em parceria com a colega de sala e hoje sócia, Marcelia Oliveira, 33 anos, moradora no Bairro Nova Porto Velho, elas estão vendendo  peças de biscuit pelas redes sociais do empreendimento, que atende por encomenda e pronta-entrega. “Nossa produção está sendo bem aceita e deve melhorar, porque ainda tem muita gente que não conhece nossos produtos”, avaliou Gizele.

RENDA

Moradora do Bairro Liberdade, na Capital, Rosi Vânia Silva Pereira de 43 anos, também resolveu comercializar sua produção após frequentar, em 2023, cursos de Pão Caseiro, Pão Artesanal e Cupcake, na Escola Móvel de Panificação e Confeitaria do Idep. “Eu queria uma fonte de renda numa atividade que eu me identificasse e encontrei”, comemorou a empreendedora, que tem entre seus clientes, um mercadinho localizado no Bairro Embratel.

Foi também para reforçar o orçamento familiar que Henrique Adriano, de 23 anos, investiu no ramo da beleza masculina. Graças ao Curso de Barbeiro do Idep, que fez no polo Flora Calheiros em 2023, o morador do Bairro Tancredo Neves abriu a própria barbearia no Bairro JK.

“Tive acesso a conhecimento  gratuito, que ajudou a melhorar a vida da minha família”, reconheceu. Motivado pela mulher e filhos, jovem empreendedor descobriu na educação profissional; mais um motivo para fortalecer o seu empreendedorismo.

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

A educação empreendedora e financeira passa a ganhar ainda mais espaço nas escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho. A assinatura do Termo

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

O ensino online consolidou-se em Rondônia como uma estratégia de democratização da qualificação da mão de obra em todos os 52 municípios. Nesse sent

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula – 2ª edição”, destinado a educadores da rede públic

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)