Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Escola municipal de Porto Velho se destaca por projetos sustentáveis

Professoras criam maneiras lúdicas para envolver os pequenos nas atividades


Escola Municipal de Educação Infantil Odília Pereira de Oliveira - Gente de Opinião
Escola Municipal de Educação Infantil Odília Pereira de Oliveira

Inaugurada oficialmente há pouco mais de dois meses pela Prefeitura de Porto Velho, a Escola Municipal de Educação Infantil Odília Pereira de Oliveira atende 306 crianças de 2 a 5 anos e já se destaca pela realização de diversos projetos com os alunos.

Ao todo, 16 turmas funcionam no local, sendo oito em cada turno. A unidade atende crianças da creche 2, creche 3, pré 1 e pré 2. Trata-se de uma escola-modelo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Escola participa de projeto-piloto sobre sustentabilidade Escola participa de projeto-piloto sobre sustentabilidadeAlém das salas de aula, refeitório, cozinha, pátio, banheiros e salas do setor administrativo, entre outras dependências, as salas onde estudam as crianças da creche 2 são equipadas com banheiro interno, banheira e fraldário.

“Nossa escola é um projeto-piloto de escola sustentável. Inclusive estamos com várias parcerias de instituições que vão nos ajudar a implementar esse projeto de escola sustentável”, informou a diretora da escola, Joelza Pedrosa.

PROJETOS

Um dos destaques é a construção de uma horta dentro do terreno da escola. O projeto surgiu com o apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Já estamos produzindo e abastecendo a própria escola com os produtos para a salada que é servida na merenda escolar”, comentou a titular da Semed, Gláucia Negreiros.

A horta já produz tomates, couve, espinafre, cebolinha, coentro e pimenta doce, entre outros.

Joelza Pedrosa, diretora da Escola Odília Pereira de Oliveira Joelza Pedrosa, diretora da Escola Odília Pereira de OliveiraOutro projeto ensina as crianças a fazerem a separação entre lixo seco e orgânico. “Temos as lixeiras seletivas nesse projeto que é voltado para o cuidado com meio ambiente. As crianças aprendem a separar o lixo e colocar na lixeira correta”, contou.

Os projetos funcionam durante o ano inteiro e os alunos são ensinados e motivados a se envolverem na prática, por meio da educação ambiental. As professoras levam as crianças até a horta, onde elas participam do plantio, ajudam a regar e até a colher as hortaliças.

ÓLEO DE COZINHA

A instituição também firmou parceria com uma empresa para dar a destinação correta ao óleo utilizado na cozinha da escola. Em palestra, o dono da empresa ensinou a maneira correta de recolher o produto e até forneceu os recipientes para os servidores e pais de alunos. Todo restante do óleo será transformado em sabão e outros produtos de limpeza.

“Uma escola sustentável é uma instituição que ensina e incentiva a proteção ao meio ambiente, inclusive à comunidade”, ressaltou o empresário.

REAÇÃO

Conforme a supervisora escolar, Roberlia Gusmão, a proposta da escola vai além da alfabetização, proporcionando uma prática de vivência e respeito às pessoas e à natureza.

“É partindo da vivência e das brincadeiras. Ensinamos também com as músicas, os movimentos e pela interação com as outras crianças. Elas estão reagindo maravilhosamente bem, são crianças muito presente e participativas. Vemos que está dando resultado, porque elas têm prazer em vir para a escola”, completou.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

A educação empreendedora e financeira passa a ganhar ainda mais espaço nas escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho. A assinatura do Termo

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

O ensino online consolidou-se em Rondônia como uma estratégia de democratização da qualificação da mão de obra em todos os 52 municípios. Nesse sent

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula – 2ª edição”, destinado a educadores da rede públic

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)