Porto Velho (RO) sexta-feira, 10 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Estudante rondoniense é premiada em concurso nacional da Controladoria-Geral da União


Ao lado da professora Francisca Elizabeth, a estudante Bianca França Oliveira apresenta o certificado de premiação da CGU - Gente de Opinião
Ao lado da professora Francisca Elizabeth, a estudante Bianca França Oliveira apresenta o certificado de premiação da CGU

A estudante rondoniense Bianca França Oliveira, 14, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade, de Presidente Médici, foi uma das vencedoras do Concurso Nacional de Redação e Desenho promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) de 2019, e torna-se orgulho da educação estadual.

Classificada entre as três melhores do país, para a admiração da população e da comunidade educacional rondoniense, Bianca concorreu com 818.317 estudantes de todo o Brasil, e bem orientada pela professora Francisca Elizabeth dos Santos, além do Certificado de Reconhecimento emitido pela CGU, foi premiada com um tablet para ajudá-la nas pesquisas e trabalhos da escola, e para produzir novas aventuras literárias.

Idealizado e promovido pela CGU, com a parceria da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o concurso visa expandir as ações de Educação Cidadã nas escolas públicas para difundir entre os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) temas como ética e cidadania de forma contínua e com material didático de qualidade. O projeto, segundo a Secretaria de Educação, tem todo incentivo do governador Marcos Rocha.

TEMA DA REDAÇÃO

O tema do certame desta edição do concurso (2019) foi “Mesmo que ninguém saiba, mesmo que ninguém veja, é preciso agir com responsabilidade fazendo sempre o que for correto”. Este assunto tão atual e tão importante para o jovem em sua formação e carreira foi abordado por Bianca França Oliveira, da 9ª série, dentro do universo de seu entendimento, com talento e marca de quem tem luz própria, orientação escolar adequada, e carrega em si valores fundamentais geralmente herdados da família.

Instigante, a temática “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja”, nesta 11ª edição do concurso despertou o interesse de milhares de alunos de escolas públicas e privadas, com o indicativo de que vale a pena atuar e agir de forma correta, e tornar-se um modelo a ser seguido. Esta visão de mundo parece ter atingido em cheio os alunos das escolas de Presidente Médici em Rondônia – Carlos Drummond de Andrade e Dona Benta – que tiveram alunos premiados em 2014 e 2018, formando uma cultura de talento entre a juventude de Rondônia.

Em números exatos, conforme dados da organização e Assessoria de Comunicação da CGU, o Concurso de Redação e Desenho, nesta 11ª edição mobilizou, assim como a estudante Bianca França de Presidente Médici, 818.317 estudantes, 27.665 professores, 4.049 escolas em 1.192 municípios, resultando em 851.182 trabalhos produzidos nas salas de aula de todo o Brasil.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem até a próxima segunda-feira, 13, em todo estado

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem até a próxima segunda-feira, 13, em todo estado

Com o objetivo de intensificar a qualificação da mão de obra nos 52 municípios rondonienses, o governo de Rondônia  está com inscrições abertas até

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento

Organizado por professores do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Políticas Públicas (PPGPP) obra concebida no período pandêmico ab

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

As unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) de Vilhena e Porto Velho deram início às aulas das turmas do Programa Nacional Seja Pro+ Trabalho

Educação profissional oferta novas vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições seguem até dia 8

Educação profissional oferta novas vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições seguem até dia 8

Estão abertas até a próxima quarta-feira (8), as inscrições para novas vagas de cursos técnicos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)