Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Estudantes da educação infantil são beneficiados com vagas em instituições privadas custeadas pela Prefeitura de Porto Velho

Esse benefício é oferecido à população através do programa Mais Educação Infantil


O evento foi realizado no auditório da Biblioteca Francisco Meirelles - Gente de Opinião
O evento foi realizado no auditório da Biblioteca Francisco Meirelles

Estudantes de Porto Velho que não conseguiram uma vaga na rede municipal durante o período da chamada escolar, serão contemplados com vagas em instituições particulares de ensino. Esse benefício é custeado pela Prefeitura de Porto Velho, através do programa Mais Educação Infantil, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Formalizado através da Lei Complementar nº 936, o programa visa atender à demanda de vagas da educação infantil não comportada na rede municipal de ensino. Para isso, a Semed publicou um edital, em dezembro de 2023, convocando escolas particulares interessadas em participar do programa de aquisição de vagas.

Na manhã desta terça-feira (26), no auditório da Biblioteca Francisco Meirelles, houve o lançamento oficial do programa, a assinatura do credenciamento de instituições e a destinação das 457 vagas que atenderão crianças de 2 a 5 anos e 11 meses completados até 31 de março. As crianças serão atendidas nas turmas da Creche II e III, e do Pré-Escolar I e II, em oito instituições privadas da capital.

“Esse é um novo capítulo na história da primeira infância em Porto Velho, porque o propósito aqui é zerar a fila por espera de vagas na educação infantil. Já nesse primeiro momento, nós tivemos oito instituições particulares credenciadas, que vão nos atender com essas vagas, de crianças que foram e estão cadastradas na nossa chamada escolar, crianças com critério de vulnerabilidade social e que aguardam por essa vaga e não foram alocadas em uma escola da rede pública municipal”, explicou a secretária municipal de Educação, Gláucia Negreiros.

Maria Souza comemorou a conquista da vaga para seu filho José de 2 anosMaria Souza comemorou a conquista da vaga para seu filho José de 2 anos

Segundo o prefeito Hildon Chaves, a criação do programa foi baseada em iniciativas desenvolvidas em grandes capitais do Brasil. “Nós buscamos a experiência da cidade de São Paulo, que credencia creches particulares para a população de baixa renda. Essa é uma forma rápida, barata e eficiente para resolver rapidamente esse deficit da educação do município, que é justamente as vagas em creches, e isso vai possibilitar maior empregabilidade das mulheres, principalmente, que poderão trabalhar, já que seus filhos estarão abrigados nessas novas creches”, destacou o prefeito.

Para Maria Souza, mãe do pequeno José, de 2 anos, a vaga conquistada marca, além da oportunidade do filho de iniciar os estudos, o retorno dela enquanto profissional ao mercado de trabalho.

“Eu participei da chamada escolar, cheguei a ir até a Semed e fui muito bem atendida por todos, mas, infelizmente, não consegui. Agora, com essa nova oportunidade, desta parceria da Prefeitura, é maravilhoso. A minha rotina era especificamente cuidar dele, né? Só dele, desde quando nasceu. E agora eu voltei a ter flexibilidade de horário pra poder voltar a trabalhar. Enquanto ele fica na creche, eu vou voltar ao mercado de trabalho, aos pouquinhos, mas se Deus quiser vai dar certo”, comemorou a mãe.

Foram destinadas 457 vagas que atenderão crianças de 2 a 5 anos e 11 mesesForam destinadas 457 vagas que atenderão crianças de 2 a 5 anos e 11 meses

INSTITUIÇÕES

Os serviços prestados às crianças que foram matriculadas por meio do credenciamento com as instituições privadas, serão oferecidos de forma gratuita, sendo estritamente vedado à instituição educacional credenciada solicitar qualquer pagamento às famílias beneficiadas.

A Prefeitura contratou o número de vagas conforme demanda evidenciada na chamada escolar on-line e disponibilidade financeira, pagando o valor máximo de R$ 700,00/mês por criança atendida, diretamente à escola contratada. O valor corresponde à mensalidade, uniforme, material didático e alimentação escolar, e será pago a partir do mês de matrícula até o encerramento do vínculo de matrícula.

As instituições selecionadas foram: M.G. Nunes Educação Infantil Ltda (Espaço Livre), Centro Educacional Alegria Da Criança Ltda – Epp, Centro Educacional Floresta Encantada, Sabe Que Sabe Centro Educacional Ltda, Escola Infantil DG S/C Ltda, Escola De Ensino Fundamental Alternativa, Cac Ribeiro Educação Infantil Eireli (Cantinho De Anjo) e Instituto Educacional Espaço Infantil.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Investir na educação é garantir um futuro melhor para os rondonienses, afirma governador Marcos Rocha

Investir na educação é garantir um futuro melhor para os rondonienses, afirma governador Marcos Rocha

Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Educação (28 de abril), o governador de Rondônia, Marcos Rocha, anunciou mais investimentos que estão

Entrega de tablets fortalece educação em Rondônia: “Recursos digitais acessível a todos”

Entrega de tablets fortalece educação em Rondônia: “Recursos digitais acessível a todos”

O governador de Rondônia, Marcos Rocha anunciou esta semana a entrega de mais de 23 mil tablets para alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensi

Governo de Rondônia oferece mais de 1.020 oportunidades em cursos de capacitação

Governo de Rondônia oferece mais de 1.020 oportunidades em cursos de capacitação

O compromisso do Governo de Rondônia em fortalecer o desenvolvimento econômico e social da população, se reflete na abertura de mais de 1.020 vagas

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)