Porto Velho (RO) sexta-feira, 10 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

FARO e Receita Federal firmam termo de cooperação técnica em Porto Velho


Gente de Opinião

A Delegacia da Receita Federal em Porto Velho e a FARO- Faculdade de Rondônia, firmam Termo de Cooperação Técnica e instituem o primeiro NAF-Núcleo de Apoio Contábil  e Fiscal na Capital, que vai multiplicar a orientação ao público quanto ao acesso aos serviços da Receita em sua página na Internet. O evento foi no último dia 14 de julho, na sala da presidência da FARO, no km 6,5, da BR 364.

O NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com as instituições de ensino superior que oferecem graduação em Ciências Contábeis ou de Comércio Exterior, por meio do qual se busca proporcionar aos universitários formação sobre a função social dos tributos e dos direitos e deveres associados à tributação.

A parceria permite que os estudantes universitários, treinados por servidores da Receita e professores da Faculdade, prestem serviços gratuitos e deem orientação contábil e fiscal às pessoas físicas de baixa renda, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos.

Participarem da solenidade, pela Receita, o Delegado da Receita Federal em Porto Velho, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro, o seu Adjunto, auditor-fiscal Leonardo de Rezende Penhaki e o Responsável pelo Programa de Educação Fiscal e Supervisor do Programa do Imposto de Renda da Pessoa Física na Unidade, o analista-tributário Francisco Pinto de Souza. Pela FARO, participarem do evento, o Presidente do Instituto João Neórico, advogado  Neórico Alves de Souza,  a Subdiretora Acadêmica, Ana Célia Galdino Leite, coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor José Nilton Oliveira.

Gente de Opinião

Os titulares das Instituições falaram dos benefícios da parceria para a sociedade, para os acadêmicos e para ambas as parceiras. “Agora vamos ajudar mais a sociedade a usar melhor nossos serviços disponíveis na Internet e gerar economia de tempo para a população”, disse o Delgado da Receita, Michel Lopes. Já o presidente do Instituto João Neórico, Neórico de Souza, comentou: “Vamos proporcionar conhecimentos práticos aos nossos acadêmicos e capacitá-los melhor para o futuro. E vamos contribuir com a sociedade, colocando acadêmicos treinados à disposição da população de baixa renda com orientação e serviços gratuitos relacionados com a Receita”, disse. Em breve, a Receita e a FARO vão divulgar a primeiras medidas práticas da parceria, os locais e horários de atendimentos à população e empresas que poderão se beneficiar do primeiro NAF, em Porto Velho.

Fonte: Delegacia da Receita Federal em Porto Velho/Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mediação Tecnológica impulsiona estudantes da rede pública estadual de Rondônia à aprovação em Medicina

Mediação Tecnológica impulsiona estudantes da rede pública estadual de Rondônia à aprovação em Medicina

Estudantes do Ensino Médio com Mediação Tecnológica da rede pública estadual de Rondônia conquistaram vagas no curso de Medicina em universidades pú

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem até a próxima segunda-feira, 13, em todo estado

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem até a próxima segunda-feira, 13, em todo estado

Com o objetivo de intensificar a qualificação da mão de obra nos 52 municípios rondonienses, o governo de Rondônia  está com inscrições abertas até

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento

Organizado por professores do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Políticas Públicas (PPGPP) obra concebida no período pandêmico ab

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

As unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) de Vilhena e Porto Velho deram início às aulas das turmas do Programa Nacional Seja Pro+ Trabalho

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)