Quarta-feira, 23 de janeiro de 2013 - 15h09
O estágio é uma oportunidade para muitos estudantes conseguirem se firmar no mercado de trabalho. É o momento em que se coloca em prática tudo que se absorveu ao longo dos anos de vida acadêmica. De olho no sucesso dos alunos após a formação, o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) através da Pró-Reitoria de Extensão tem realizado parcerias com instituições públicas e empresas privadas no sentido de oportunizar estágios a estes jovens. Um dos órgãos parceiros do IFRO é o Centro Gestor e Operacional de Proteção da Amazônia-CENSIPAM.
Os primeiros estudantes beneficiados com o convênio já estão em atividade. São concluintes do curso de Informática do Câmpus Ariquemes, que estão desenvolvendo diversas atividades no setor de Divisão de Manutenção do CENSIPAM. João de Sá, 17 anos, decidiu fazer o estágio por acreditar que a experiência ampliará sua visão de mercado e de trabalho. “O estágio abrange muita coisa e você amplia os conhecimentos na área. Aqui tenho contato com equipamentos de alta tecnologia que só tinha contato através de fotos e internet”, observa Sá.
Um dos orientadores, Wanderlei Pureza, destaca como diferencial do Instituto, o fato dos jovens conviverem diariamente em conato com as novas tecnologias, diferente de outras escolas. “O IFRO já é um diferencial em si dentro do perfil técnico que queremos. Os estagiários já chegam aqui com uma boa bagagem”, afirma.
Aluna da primeira turma de do Curso Integrado de Informática do Câmpus Ariquemes, Tiffany Vilca, revela que a boa base de conhecimentos adquirido no Instituto foi muito importante para captar termos técnicos avançados utilizados pelo CENSIPAM.
Durante o período do estágio, os futuros técnicos desenvolvem atividades que englobam: Sistema de posicionamento global, Conhecimentos básicos sobre satélite geoestacionário e georreferenciamento, Instalação de softwares essenciais no SIPAM, Configuração de Máquinas na Rede, Montagem e Configuração de VSAT (redes privadas de comunicação de dados via satélites para intercâmbio de informação) entre outros trabalhos.
Para o Gerente Regional do SIPAM/Rondônia, José Neumar Morais da Silveira, a proximidade com o IFRO trará resultados positivos para ambos os órgãos, pois há perspectivas de um maior aprofundamento na área de pesquisa. “Receber estes jovens é uma forma de nós difundirmos nossa tecnologia e a oportunidade deles trabalharem aprendendo”, diz Silveira.
O SIPAM
O SIPAM é uma organização sistêmica de produção e veiculação de informações técnicas, formado por uma complexa base tecnológica e uma rede institucional, encarregado de integrar e gerar informações atualizados para articulação e planejamento e a coordenação de ações globais de governo na Amazônia Legal, visando a proteção, a inclusão e o desenvolvimento sustentável da região.
Fonte: Ernani Baracho
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento
Organizado por professores do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Políticas Públicas (PPGPP) obra concebida no período pandêmico ab

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego
As unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) de Vilhena e Porto Velho deram início às aulas das turmas do Programa Nacional Seja Pro+ Trabalho

Estão abertas até a próxima quarta-feira (8), as inscrições para novas vagas de cursos técnicos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação

Rondônia ganha destaque nacional em formação sobre políticas do ensino médio
Rondônia teve participação de destaque no Encontro Presencial da Formação Integrada das redes de apoio à Política Nacional de Ensino Médio (PNAEM),
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)