Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Paim planeja pacto nos anos finais do ensino fundamental


 

Mariana Tokarnia
Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) planeja lançar um pacto para melhoria dos anos finais no ensino fundamental, do 6º ao 9ª ano. Um grupo de trabalho já se reúne na pasta com este objetivo, disse hoje (27) o ministro Henrique Paim, no 6º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, em Florianópolis.

"Assim como trabalhamos na alfabetização e no ensino médio, queremos trabalhar também nos anos finais", disse o ministro da Educação, mas ressaltou que "ainda estamos desenhando. Vai depender de toda a avaliação que estamos fazendo da alfabetização e do ensino médio".

O ministro se referia ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que tem como meta a alfabetização de todas as crianças até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental e ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que oferece formação continuada aos professores da etapa.

A intenção é levar a formação aos professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. No período, 28,2% dos estudantes estão atrasados e não têm a idade adequada ao ano que cursam, segundo dados de 2012, do MEC. O período é também chave para a continuação dos estudos no ensino médio.

Os professores tem sido destaque na gestão de Paim. Ele planeja, até o final do ano, fazer uma grande discussão sobre a formação dos docentes. "Existe uma política de formação inicial dos professores e de formação continuada. Temos que aprofundar, na raiz, que tipo de formação o Brasil está oferecendo. Não só ampliar, queremos ter resultado em relação à formação desse professor", disse.

"Queremos fazer uma grande discussão com universidades, sistemas de formação, e verificar que tipo de pactuação tem que haver para depois, gradativamente, fazer essas alterações", acrescentou.

O 6º Fórum vai até sexta-feira (30) e reúne mais de mil dirigentes municipais de educação.

*A repórter viajou a convite da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

A educação empreendedora e financeira passa a ganhar ainda mais espaço nas escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho. A assinatura do Termo

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

O ensino online consolidou-se em Rondônia como uma estratégia de democratização da qualificação da mão de obra em todos os 52 municípios. Nesse sent

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula – 2ª edição”, destinado a educadores da rede públic

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)