Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Pais devem ficar atentos ao contratar transporte escolar para os filhos


Gente de Opinião

Yara Aquino
Agência Brasil

Brasília – Com a proximidade do reinício das aulas, muitos pais começam a procurar transporte escolar para garantir que os filhos cheguem ao colégio sem atraso e voltem para casa com tranquilidade. Antes de contratar o serviço, no entanto, é preciso verificar se o veículo tem autorização para transportar crianças e adolescentes e ficar atento aos itens de segurança.

Pedir referências a pais de outros estudantes e verificar se a escola tem indicação de motoristas que já fazem o transporte de outros alunos da instituição são alternativas. Ao encontrar um prestador de serviço, a primeira medida a ser observada é se o veículo tem autorização do Departamento de Trânsito (Detran) para fazer transporte escolar. Para obter a autorização, o veículo tem que passar por uma vistoria e são liberados apenas os que apresentam as condições adequadas e os itens de segurança necessários.

“Verificar se o veículo está autorizado é o primeiro passo para contratar. Se ele está autorizado, significa que passou por vistoria e está em condição de rodar. Com esse dado, sugerimos que os pais observem um ou dois dias o modo como o motorista dirige, o cuidado que tem com as crianças no momento do embarque e desembarque”, orienta o chefe do Núcleo de Operação Técnico do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, Helder Athan.

A vistoria ocorre periodicamente, mas os pais também devem ficar atentos à conservação do veículo ao longo dos meses e a manutenção dos itens de segurança como a qualidade dos pneus, o funcionamento dos cintos de segurança, de faróis e lanternas, por exemplo.

Os pais podem verificar ainda se o motorista fez o curso de capacitação exigido para o transporte escolar. A informação consta na carteira de habilitação, que precisa ser da categoria D. “O pai deve ter a preocupação de saber quem está conduzindo e pedir que o condutor do veículo apresente a habilitação. No campo de observações, vai constar a indicação de habilitado escolar”, explica Helder Athan.

A negociação do contrato de prestação de serviço também merece atenção. A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) tem uma cartilha com orientações para os pais e sugere que é importante ficar claro se haverá reajuste da mensalidade em caso de aumento de preço dos combustíveis. A cartinha sugere ainda negociar a melhor data para pagamento e discutir a inclusão de uma cláusula de multa por descumprimento de horários.

Gente de Opinião

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acadêmicos da FIMCA e Faculdade Metropolitana de Rondônia Realizam Mais Uma Edição do Projeto Embaúba

Acadêmicos da FIMCA e Faculdade Metropolitana de Rondônia Realizam Mais Uma Edição do Projeto Embaúba

No próximo sábado, 18 de maio, os acadêmicos dos cursos de Odontologia, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Medicina, Educação Física,

Processo seletivo para contratação temporária de analistas educacionais será aberto na quarta-feira, 22

Processo seletivo para contratação temporária de analistas educacionais será aberto na quarta-feira, 22

A Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep) tornou público, na quarta-feira (15), o Edital nº 117/2024/Segep-GCP em referência ao Proce

Rondônia intensifica inovação e empreendedorismo em cursos profissionalizantes

Rondônia intensifica inovação e empreendedorismo em cursos profissionalizantes

Além de fortalecer e expandir a qualificação da mão de obra nos 52 municípios rondonienses, o governo de Rondônia está intensificando o empreendedor

SENAI Vai Até Você leva quatro cursos ao município de Urupá

SENAI Vai Até Você leva quatro cursos ao município de Urupá

Já estão em andamento três cursos, num total de quatro, promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), para alun

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)