Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Pesquisa aponta 97% de empregabilidade de egressos do SENAI-RO


Pesquisa aponta 97% de empregabilidade de egressos do SENAI-RO - Gente de Opinião

Nova pesquisa realizada pelo Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) aponta que 97% dos egressos dos cursos técnicos do SENAI de Rondônia estão ativos no mercado de trabalho. Capitaneada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a sondagem tem o objetivo de acompanhar e estudar ações para a empregabilidade dos ex-alunos dos cursos do SENAI. 

Conforme o diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, as pesquisas de egressos têm demonstrado, com fatos e dados, os diversos ganhos auferidos para a sociedade, com ascensão econômica das famílias dos ex-alunos e, por conseguinte, ganhos para as empresas/indústrias com elevação da oferta de profissionais qualificados e mais produtivos. 

Santiago atribuiu esses resultados à visão estratégica do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé. “Há três anos, começamos a investir em plataformas digitais e kits didáticos para ofertar cursos no formato de Ensino à Distância (EAD), e que agora começam a dar resultados”, afirmou o diretor regional do SENAI-RO. 

“A partir desta visão, aumentamos o volume de cursos EAD, nos trouxe também melhorias no modelo ensino/aprendizagem visto que preencheu ainda a lacuna de falta de profissionais da área de tecnologia. Hoje, temos professores de Rondônia, São Paulo, Santa Catarina e Goiás, o que resultou numa melhoria significativa”, reafirmou Santiago, citando ainda o ranking do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP), em que o SENAI Rondônia figura no topo por três anos seguidos. 

“Aumentamos a qualidade e por consequência a empregabilidade, e paralelo a isso melhoramos nossa capilaridade, pois estamos presentes em boa parte do estado, não nos restringindo apenas onde temos estrutura física do SENAI”, reforçou o diretor-regional do SENAI. 

Parceria SENAI-SEDEC 

Em recente pesquisa solicitada pelo SENAI-RO com relação aos índices de satisfação e empregabilidade junto aos egressos dos cursos de qualificação efetuados em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), a instituição obteve excelentes resultados.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

A educação empreendedora e financeira passa a ganhar ainda mais espaço nas escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho. A assinatura do Termo

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

O ensino online consolidou-se em Rondônia como uma estratégia de democratização da qualificação da mão de obra em todos os 52 municípios. Nesse sent

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula – 2ª edição”, destinado a educadores da rede públic

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)