Porto Velho (RO) quinta-feira, 9 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Pesquisa da UNINASSAU Cacoal é publicada em Revista Nacional

Instituição tem contribuído para o conhecimento científico em diversas áreas


Bruna Naielly Kloos Oliveira - Gente de Opinião
Bruna Naielly Kloos Oliveira

Um importante artigo relacionado à saúde foi desenvolvido pela UNINASSAU Cacoal e publicado em uma das Revistas científicas mais relevantes do país, a Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research. A pesquisa denominada “Coronectomia em terceiros molares inferiores na prevenção de parestesia: relato de caso” foi produzida pela estudante do curso de Odontologia da instituição, Bruna Naielly Kloos Oliveira, com a orientação do docente Rogério Bonfante Moraes. 

 

O estudo retrata um dos procedimentos realizados com frequência pelos cirurgiões-dentistas que é a remoção de terceiros molares inferiores. De acordo com profissionais da área, esses dentes comumente estão inclusos e apresentam íntima relação de proximidade com o canal mandibular e o nervo inferior. 

 

“Esse tema é muito interessante pois fala dos dentes do siso, que é um dente que praticamente todo mundo tira e existem sempre riscos. Neste caso, utilizamos uma técnica que reduz o risco de a pessoa ficar com uma dormência permanente no rosto. É algo de grande utilidade pública, divulgar para os outros profissionais esse tipo de assunto”, explica Rogério Bonfante.

 

Durante a pesquisa concluiu-se que a técnica da Coronectomia é eficaz para prevenir e reduzir lesões nervosas iatrogênicas em terceiros molares, apresentando baixas taxas de complicações e grande segurança a longo prazo. A técnica consiste na secção e extração da coroa dental e a porção cervical da raiz, enquanto o remanescente apical é deixado no seu lugar natural. 

 

De acordo com a autora do artigo Bruna Naielly Kloos, a UNINASSAU Cacoal junto com o corpo docente foi fundamental para que ela pudesse alcançar seus objetivos enquanto estudante. “Meus professores são super capacitados, me ensinaram muito, além de servirem de inspiração para mim, para me tornar a profissional que eu sonho em ser. Por meio da instituição tive a oportunidade de apresentar o artigo no Simpósio de Iniciação Científica da instituição, o que foi uma preparação para o sucesso da pesquisa”, afirma Bruna Kloos.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem até a próxima segunda-feira, 13, em todo estado

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos seguem até a próxima segunda-feira, 13, em todo estado

Com o objetivo de intensificar a qualificação da mão de obra nos 52 municípios rondonienses, o governo de Rondônia  está com inscrições abertas até

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento

Organizado por professores do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Políticas Públicas (PPGPP) obra concebida no período pandêmico ab

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

As unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) de Vilhena e Porto Velho deram início às aulas das turmas do Programa Nacional Seja Pro+ Trabalho

Educação profissional oferta novas vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições seguem até dia 8

Educação profissional oferta novas vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições seguem até dia 8

Estão abertas até a próxima quarta-feira (8), as inscrições para novas vagas de cursos técnicos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)