Porto Velho (RO) quinta-feira, 9 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Prefeitura de Porto Velho capacita para Paz nas escolas


A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou na segunda feira (27), a formação dos professores que irão trabalhar a Cultura de Paz nas escolas municipais em 2012, com os alunos do 1° ao 4° ano. O treinamento que acontece no auditório da Uniron, no Porto Velho Shopping, será encerrado na próxima quarta feira (29) e vai capacitar um total de mil educadores.

Conforme a diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino da Semed, Glaucia Negreiros, o Programa Cultural de Paz foi implantado nas escolas municipais em 2011. Avaliação com os pais, educadores e os alunos no final do ano constatou que houve significativa melhora no comportamento dos estudantes e também no nível de aprendizado. “Por determinação do prefeito Roberto Sobrinho, a Semed está dando continuidade”, explicou.

O objetivo do programa é educar o emocional dos alunos para evitar a violência no ambiente escolar e na comunidade. Os professores são treinados para utilizar o material pedagógico de forma interdisciplinar, sempre fazendo um “link” entre as matérias obrigatórias e a educação das emoções dos estudantes. “Nossos professores estão aprendendo a metodologia para trabalhar com as crianças e garantir o sucesso da Cultura de Paz principalmente no ambiente escolar”, frisou.

Ainda segundo Glaucia Negreiros, as escolas que pela primeira vez serão inseridas no projeto começarão a trabalhar os materiais a partir do próximo dia 12 de março. As que iniciaram em 2011 têm até abril para fechar o cronograma de trabalho. Na sequência, já em maio, começarão o programa de 2012. Ela também informou que na próxima quinta feira (1° de março) todo material didático do Cultura de Paz será entregue aos diretores das escolas municipais.

Interesse

Leni de Souza, que faz parte da equipe do Cultura de Paz, declarou que em 2011 cerca de 800 professores foram envolvidos no projeto e atenderam 10.102 crianças. Este ano, mil educadores de 66 escolas participam do programa. A meta é atingir 23 crianças nas zonas urbana e rural de Porto Velho. “A melhora no comportamento dos alunos nas escolas que iniciaram o projeto em 2011 despertou interesse em outros professores”, disse.

Ela também informou que em oito escolas municipais o programa será transmitido de forma online, como forma de também promover a inclusão digital das crianças.

Modelo

Responsável pela equipe que executa a capacitação, Cynthia Junqueira disse que Porto Velho é a Capital pioneira em todo Brasil na implantação do Programa Cultura de Paz nas escolas, por meio da Prefeitura. Em razão disso, será modelo para outras capitais. O programa tem um tipo de livro para cada série. Na aula ministrada uma vez por semana são utilizados vários recursos para atrair a atenção das crianças, como CD’s, dança, música, exercícios, conversas e trabalhos pedagógicos.

Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento

Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento

Organizado por professores do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Políticas Públicas (PPGPP) obra concebida no período pandêmico ab

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego

As unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) de Vilhena e Porto Velho deram início às aulas das turmas do Programa Nacional Seja Pro+ Trabalho

Educação profissional oferta novas vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições seguem até dia 8

Educação profissional oferta novas vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições seguem até dia 8

Estão abertas até a próxima quarta-feira (8), as inscrições para novas vagas de cursos técnicos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação

Rondônia ganha destaque nacional em formação sobre políticas do ensino médio

Rondônia ganha destaque nacional em formação sobre políticas do ensino médio

Rondônia teve participação de destaque no Encontro Presencial da Formação Integrada das redes de apoio à Política Nacional de Ensino Médio (PNAEM),

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)