Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Professores da UNIR em Rolim denunciam sucateamento


Rolim de Moura – Professores do campi da UNIR nesta cidade estão mantendo informada a população da região sobre os motivos da paralisação das aulas, buscando dessa forma dar conhecimento e manter informado o público sobre os reais motivos que levaram a categoria as deflagrar o movimento.

“Nossa luta não é apenas por salário e pelo plano de carreira que temos direito, mas também por melhores condições de funcionamento da UNIR e de trabalho para seus servidores, tanto os administrativos e quanto nós docentes, haja vista o autêntico sucateamento que a instituição vem passando”, disse um porta-voz do campi.

Um dos pontos fortes do campi da Unir em Rolim de Moura, é o curso voltado para o setor de produção agrícola. A direção local da Adunir acusa a falta de recursos para a manutenção de condições mínimas da Fazenda Experimental, o que compromete as aulas e a formação dos graduandos.

“Não contamos com laboratórios em condições, nem com boas salas de aula. O nosso acervo bibliográfico é inconsistente com a necessidade, o quadro de técnicos administrativos é pequeno, temos carência de técnicos de laboratório, faltam-nos professores efetivos, material de limpeza e higiene, enfim, falta a infra-estrutura necessária para podermos atuar plenamente”.

Em nota pública divulgada pela Adunir local, é reiterado que a greve não é só por salário. “Isso é importante, mas queremos melhores condições de trabalho e respostas às questões que já levantamos na paralisação de 2011 e que não foram respondidas e nem consideradas pelo governo federal”, dizem professores.

Dentre os problemas mais sérios, encontram-se: atrasos salariais dos funcionários da empresa contratada para prestar serviços terceirizados (M&M. Empreendimentos Engenharia; Serviço de Limpeza, Conservação e Manutenção Predial): serviços gerais e vigilância; a morosidade do MEC no atendimento das reivindicações dos servidores, da greve de 2011; a situação da Fundação RIOMAR; a não prestação de contas, a situação das licitações das obras da UNIR.

Fonie:  Adunir

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

A educação empreendedora e financeira passa a ganhar ainda mais espaço nas escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho. A assinatura do Termo

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

O ensino online consolidou-se em Rondônia como uma estratégia de democratização da qualificação da mão de obra em todos os 52 municípios. Nesse sent

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula – 2ª edição”, destinado a educadores da rede públic

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)