Porto Velho (RO) sábado, 14 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Educação

Projeto Escola Digital disponibiliza cerca de 6 mil conteúdos online para alunos da rede pública de Rondônia


Gente de Opinião

Escola digital contempla 100%
das escolas estaduais de Rondônia

Estamos a cada dia mais conectados. Segundo pesquisa realizada pela Digital Future Focus, o Brasil é líder mundial quando se fala em tempo gasto nas redes sociais. Monitorar o Facebook, YouTube, WhatsApp, Instagran e Snapchat já faz parte da rotina de muitos. Entretanto, mais que postar selfies e compartilhar vídeos engraçados, toda essa tecnologia pode ser usada para educar crianças e jovens. É essa a proposta do projeto Escola Digital lançado em Rondônia.

O Estado é 21° a implantar a plataforma digital. De acordo com a coordenadora de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Ana Paula Souza Maia, são cerca de seis mil conteúdos online a disposição de 13.336 professores e dos 217.316 alunos das 420 escolas estaduais. Todo o conteúdo é acessado pelo endereço http://escoladigital.seduc.ro.gov.br/.  Livros, mapas; infográficos; animações; áudios e jogos fazem parte dos itens disponíveis no Portal.

De acordo com a coordenadora, a iniciativa faz parte de uma parceria entre o governo de Rondônia, Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo.  ‘‘Os alunos terão acesso a esse conteúdo acessando por meio dos seus aparelhos móveis [celular, tablet, notebooks], e ainda pela estrutura das escolas que são equipadas com laboratórios de informática, aquelas que estão inseridas no Programa Um Computador por Aluno (Prouca), Aluno Digital e pelos Núcleos de Mediação tecnológica’’, destaca.

META

A coordenadora explica que a plataforma digital passou por customização antes de ser lançada em Rondônia para atender a realidade local e agora os esforços são concentradas para a divulgação e implementação do projeto nas escolas. Segundo Ana Paula, os educadores das escolas estaduais de Porto Velho receberam instruções sobre o uso pedagógico da plataforma durante o dia de lançamento.

Essa formação deve se estender para professores do interior de Rondônia ainda este mês. E nos dias 26 e 27 de abril, representantes de cada Estado que utilizam o projeto estarão reunidos em São Paulo para discutir estratégias sobre a formação dos educadores e implementação do projeto.

A meta em Rondônia é chegar a cerca de 18 mil conteúdos pedagógicos disponível para comunidade escolar por meio da plataforma que reúne itens disponibilizados por vários estados brasileiros. ‘‘Os alunos já estão acostumados com a tecnologia e esperamos que façam uso dessa plataforma para melhorar o aprendizado’’, considera a coordenadora.

Leia mais.

Plataforma Escola Digital abre adesão para usuários em Rondônia


Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

Sebrae, SEMED e Sicoob firmam parceria para fortalecer educação empreendedora e financeira em Porto Velho

A educação empreendedora e financeira passa a ganhar ainda mais espaço nas escolas da rede municipal de ensino de Porto Velho. A assinatura do Termo

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até dia 15 em todo o estado de Rondônia

O ensino online consolidou-se em Rondônia como uma estratégia de democratização da qualificação da mão de obra em todos os 52 municípios. Nesse sent

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Parceria entre MPRO, Seduc, Undime e SaferNet oferece formação para profissionais da educação em Rondônia

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula – 2ª edição”, destinado a educadores da rede públic

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con

Gente de Opinião Sábado, 14 de março de 2026 | Porto Velho (RO)