Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 - 11h42

O
Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto
D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino,
pesquisa e extensão com o propósito de levar saúde, cuidado e acolhimento às
comunidades de Rondônia.
Durante
a ação, foram realizados 2.724 atendimentos e procedimentos em saúde,
contemplando especialidades como psiquiatria, ortopedia, pediatria,
geriatria, cirurgia plástica, oftalmologia, ginecologia, endocrinologia,
clínica médica, além de ultrassonografias, exames laboratoriais,
vacinação, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia e testes rápidos.
O
projeto contou com a participação de profissionais da saúde, docentes,
acadêmicos e voluntários, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro
Preto D’Oeste, a Loja Maçônica Verdade, os Amigos do Bem e
outros apoiadores locais.
Mais
do que um mutirão de atendimentos, o Projeto Salus é uma experiência
transformadora para os acadêmicos. O estudante Lucas Gurgel, do 6º
período de Medicina da FIMCA, destacou o impacto da vivência:
“Participar do Projeto Salus foi uma das experiências mais enriquecedoras da minha formação. Acompanhei o Dr. Davi Siqueira na área de ultrassonografia e aprendi que a medicina vai muito além da técnica — é um ato de cuidado, empatia e escuta. O retorno que recebemos das pessoas, o carinho e a gratidão, mostram que todo o esforço vale a pena”, relatou o acadêmico.

Para o Dr. Maurício Carvalho, vice-reitor da FIMCA Porto Velho, o Salus reafirma o papel social da universidade:
“O Projeto Salus é o reflexo da missão da FIMCA: formar profissionais competentes, mas, acima de tudo, humanos. A união dos nossos alunos e os profissionais que estão aqui reforça o compromisso da instituição com o bem-estar das comunidades e com a formação ética dos nossos estudantes.”
Encerrando a edição, a coordenadora do projeto, Dra. Alcione Oliveira, destacou o sentimento de gratidão em nome de toda a equipe:
“Agradecemos especialmente à Prefeitura Municipal de Ouro Preto D’Oeste, aos Amigos do Bem, à Loja Maçônica Verdade e a todos os demais patrocinadores e apoiadores, aos profissionais parceiros, aos acadêmicos participantes e, sobretudo, à população local, que acolheu a equipe com tanto carinho e confiança.”
Com a força do trabalho coletivo, o Projeto Salus segue transformando vidas por meio da educação, da ciência e do cuidado humanizado, reafirmando o compromisso da FIMCA com a formação de excelência e a responsabilidade social.
Galeria de Imagens
Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento
Organizado por professores do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Políticas Públicas (PPGPP) obra concebida no período pandêmico ab

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego
As unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) de Vilhena e Porto Velho deram início às aulas das turmas do Programa Nacional Seja Pro+ Trabalho

Estão abertas até a próxima quarta-feira (8), as inscrições para novas vagas de cursos técnicos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação

Rondônia ganha destaque nacional em formação sobre políticas do ensino médio
Rondônia teve participação de destaque no Encontro Presencial da Formação Integrada das redes de apoio à Política Nacional de Ensino Médio (PNAEM),
Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)