Quarta-feira, 26 de julho de 2006 - 12h31
O Aikido, tradicional forma de defesa pessoal oriunda do Japão, ganha novos adeptos em Porto Velho após a sua implantação na Academia Shin.
O professor Paulo Nascimento, psicólogo, com trinta anos de experiência no ensino dessa modalidade, explica que o Aikido não é um estilo de luta marcial e também não é um esporte de competição, já que seu objetivo não é derrotar o outro, mas sim derrotar as características negativas que habitam as mentes das pessoas, inibindo sua plenitude. Diferentemente de outras escolas de lutas marciais, no Aikido não existem "sparring" ou adversários e o treinamento se desenvolve num clima de cooperação, em ritmo adequado às habilidades de cada um explica o professor.
As técnicas do Aikido são compostas de movimentos elegantes, circulares, que imitam os movimentos das espadas dos lendários samurais, com o objetivo único de interceptar um ataque, seja à mão livre ou com armas. A leveza dos movimentos leva aos desavisados a acharem que não produzem efeito, porém basta uma pegada no ponto exato e com uma simples torção a pessoa será lançada a alguns metros de distancia e cair retorcendo-se de dor. É por essa razão que os treinamentos exigem muita disciplina e respeito alerta Paulo. Por essa razão os exercícios de respiração e a meditação fazem parte do treinamento diário do Aikido.
Como não implica em golpes de impacto como chutes e socos, e sim em técnicas de interceptação e imobilização, é indicado para o treinamento policial, consistindo em excelente recurso para dominar uma pessoa agressiva, sem feri-la.
Para conhecer mais sobre essa atividade é só ligar para o número 3224-4601, ou ir pessoalmente à rua Tenreiro Aranha, 3333, no bairro Olaria.
Fonte: Toninha Lima
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Ji-Paraná será novamente palco de um grande espetáculo dos esportes de combate. No próximo dia 28 de março, a partir das 16 horas, acontece a 4ª ed

Copa Porco Solto 2026: Ariquemes consolida força do tiro desportivo com abertura oficial
O Clube de Tiro de Ariquemes (CTAR) foi palco, neste último final de semana, da abertura de um dos circuitos mais relevantes do calendário esportivo

Construindo Campeões é fortalecido nas escolas municipais
A Prefeitura de Porto Velho está levando as inscrições do programa Construindo Campeões diretamente às escolas da rede municipal. Nos anos anteriores,

Ji-Paraná inicia preparativos para a 2ª Olimpíadas Indígenas
Na manhã desta terça-feira (3), foi realizada uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Esportes de Ji-Paraná (Semes) para alinhar os detalhes
Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)