Porto Velho (RO) quinta-feira, 9 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Esporte

Atletas brasileiras dão show em Tóquio, mas esporte feminino precisa de recursos e incentivo no Brasil

PL da deputada Mariana Carvalho pretende garantir uma fonte de recursos para as modalidades femininas


Atletas brasileiras dão show em Tóquio, mas esporte feminino precisa de recursos e incentivo no Brasil - Gente de Opinião

As atletas brasileiras bateram o recorde de medalhas já conquistas pela delegação feminina do Brasil em uma Olimpíada. Já são oito medalhas conquistadas pelas mulheres, superando a marca do torneio de Pequim, quando conquistaram sete. Além disso, a maioria das medalhas de ouro foram alcançadas por elas. Mas, a realidade do esporte feminino no Brasil está muito longe de ser a ideal. Pouco incentivo, recursos escassos e preconceito ainda são entraves. 

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pretende garantir uma fonte de recursos permanente para as modalidades femininas. É o PL 4089/19, da Deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), que assegura a destinação de pelo menos 30% dos recursos recebidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) – verba essa proveniente dos lucros das loterias federais.

A autora explica que o intuito é tornar mais justa a distribuição dos recursos destinados ao esporte e ressalta que a proposta não diz respeito à ampliação de despesas pelo Poder Pùblico. “Apenas busca equilíbrio, incentivando e motivando a participação feminina no esporte”.

Mariana destaca que o esporte ainda recebe pouco incentivo no Brasil e que em relação às modalidades femininas a questão é ainda mais grave. Atualmente, uma pequena parte dos recursos das loterias é destinada ao esporte.  Mas não há nada que garanta sua aplicação no esporte feminino.

“Foi pensando nisso que apresentei o Projeto de Lei, para que pelo menos 30% dos recursos recebidos pelo COB e CBP vá para o esporte feminino”, explicou a deputada.

De acordo com dados da Caixa Econômica Federal, em 2017, os repasses ao COB e ao CBP totalizaram mais de R$ 350 milhões. “É importante garantirmos que parte desse recurso seja aplicado no financiamento de modalidades esportivas praticadas por mulheres, como forma de minimizar a desigualdade de apoio em relação ao esporte masculino”, reforçou Mariana.

O Projeto já foi aprovado pelas comissões de Direitos da Mulher e de Esporte. Em seu parecer, o relator na comissão de Esporte, Deputado Júlio César Ribeiro (Republicanos-DF), afirmou concordar com a autora que os recursos destinados para o desenvolvimento do esporte feminino no Brasil ainda são pouco expressivos, sobretudo quando comparados aos valores costumeiramente destinados ao esporte masculino.

O projeto está atualmente parado na Comissão de Constituição e Justiça. A relatora no colegiado é a deputada Caroline de Toni (PSL-SC).

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Corrida de Páscoa mobiliza milhares de corredores pelas ruas de Porto Velho

Corrida de Páscoa mobiliza milhares de corredores pelas ruas de Porto Velho

Nem só de chocolate se vive o clima de Páscoa, mas também de suor, força de vontade e muitas calorias queimadas. Ao menos, esse foi o espírito com

Atletas rondonienses conquistam pódios mundiais com o apoio do Pró-Atleta

Atletas rondonienses conquistam pódios mundiais com o apoio do Pró-Atleta

Atletas rondonienses alcançaram lugares de destaque em competições nacionais e internacionais de judô, jiu-jitsu, karatê e triatlo, realizadas entre o

Atletas de Rondônia representam o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê WKA 2026 na Europa

Atletas de Rondônia representam o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê WKA 2026 na Europa

Atletas do município de Espigão do Oeste participam do Campeonato Mundial de Karatê WKA 2026, realizado entre os dias 24 e 30 de março, na ilha de M

Copa Madeirão abre inscrições para basquete, vôlei, judô e karatê em Porto Velho

Copa Madeirão abre inscrições para basquete, vôlei, judô e karatê em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), abriu as inscrições para mais uma edição da Copa M

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)