Porto Velho (RO) sexta-feira, 10 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Esporte

Comunidade de Manaus decora bairro, planeja exibições públicas e se prepara para receber turistas


 
Fotos: Chico Batata/Agecom/Divulgação

Comunidade de Manaus decora bairro, planeja exibições públicas e se prepara para receber turistas - Gente de Opinião

Preparativos da comunidade começaram antes do carnaval.
Bingos e eventos ajudam a financiar a decoração

Os moradores da Rua 24 de Agosto, no bairro Morro da Liberdade, em Manaus, já entraram no clima da Copa do Mundo da FIFA. A 77 dias do início do torneio, a rua já ostenta uma enorme bandeira do Brasil e um escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O trabalho começou ainda em fevereiro, mas a primeira arte feita de bandeirinhas foi concluída há poucos dias porque as fitas de plástico nas cores azul e branco chegaram no mercado somente em março. "Desde 2002 decoramos nossa rua, mas este ano resolvemos antecipar. Começamos antes do Carnaval”, disse o funcionário público Eduardo Lucas da Silva, 47.

“A Copa vai ser aqui e queremos receber bem todos os que vierem", afirmou Eduardo, um dos organizadores do mutirão que ornamenta cerca 200 metros da Rua 24 de Agosto. Ele afirmou que a comunidade tem três paixões: o futebol, a escola de samba Reino Unido da Liberdade e a padroeira do bairro, Coração Imaculado de Maria.

"Vamos usar um milhão de fitas e gastar cerca de R$ 50 mil nessa decoração", afirma o responsável artístico do projeto, o industriário e artista plástico Aldo Alves, 37. Ele coordena uma equipe de moradores dedicados na montagem dos mosaicos de fitas coloridas. Para pagar os custos, a comunidade se reúne para realizar bingos e festas com objetivo de arrecadar o dinheiro necessário. O próximo evento já está marcado. "Faremos o Festival do Peixe Frito no dia 6 de abril", informou, empolgado com a programação.

Para completar a festa, a rua recebeu a visita da Brazuca, a bola oficial da Copa do Mundo da FIFA no Brasil. O pequeno Alberto Alves, de três anos, e seus amigos viram de perto e brincaram pela primeira vez com a bola que as seleções vão usar nas arenas da Copa. "Eu gosto de futebol", resumiu o menino enquanto corria atrás da Brazuca.
 

Oportunidade

De olho nas oportunidades trazidas pela Copa do Mundo em Manaus, o artista plástico responsável pela ornamentação diz que está aberto a propostas para mostrar seu trabalho em qualquer lugar. "Podemos fazer uma imagem ou a marca de uma empresa na rua. Fica bonito e todo mundo vê", afirma Aldo Alves.

A comunidade também está de olho no público estrangeiro e vai disponibilizar recepcionistas bilíngues da própria comunidade para facilitar a comunicação com os turistas. Durante a Copa, a rua também terá música e um telão para transmissão dos jogos.

Fonte: UGP - Copa - Manaus / Blog da Copa

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Atletas rondonienses disputam Campeonato Brasileiro de Ciclismo com apoio do governo de RO

Atletas rondonienses disputam Campeonato Brasileiro de Ciclismo com apoio do governo de RO

Atletas rondonienses participam, entre os dias 9 e 12 de abril, do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Contrarrelógio Juniores 2026, real

Corrida de Páscoa mobiliza milhares de corredores pelas ruas de Porto Velho

Corrida de Páscoa mobiliza milhares de corredores pelas ruas de Porto Velho

Nem só de chocolate se vive o clima de Páscoa, mas também de suor, força de vontade e muitas calorias queimadas. Ao menos, esse foi o espírito com

Atletas rondonienses conquistam pódios mundiais com o apoio do Pró-Atleta

Atletas rondonienses conquistam pódios mundiais com o apoio do Pró-Atleta

Atletas rondonienses alcançaram lugares de destaque em competições nacionais e internacionais de judô, jiu-jitsu, karatê e triatlo, realizadas entre o

Atletas de Rondônia representam o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê WKA 2026 na Europa

Atletas de Rondônia representam o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê WKA 2026 na Europa

Atletas do município de Espigão do Oeste participam do Campeonato Mundial de Karatê WKA 2026, realizado entre os dias 24 e 30 de março, na ilha de M

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)