Sábado, 19 de dezembro de 2015 - 07h08
Cerca de 400 crianças de Manaus terão a oportunidade de conhecer e experimentar 11 modalidades olímpicas e paralímpicas neste sábado (19) durante o 1º Festival Esportivo Transforma. O evento foi criado pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 e já passou por Minas Gerais e pelo Rio de Janeiro. A organização vai selecionar crianças de 4 a 11 anos de idade para as atividades. Segundo o coordenador do Comitê Manaus 2016, Mauro Aufiero, o festival também é uma oportunidade de revelar talentos do esporte.
“Nós vamos ter os presidentes e representantes das federações esportivas. Eles irão observar essas 400 pessoas praticando atividades e, ao final, eles vão marcar essas pessoas. Se eles verificarem que uma criança ou adolescente tem mais aptidão ao tênis de mesa ou tiro com marca, eles vão colocar um selinho no crachá dela. Depois essas pessoas serão chamadas pelas federações para se desenvolver", explicou Aufiero.
As modalidades esportivas que as crianças vão poder praticar por meio de dinâmica de grupos são: tênis, tênis de mesa, luta olímpica, judô, atletismo, tiro com arco, atletismo paralímpico, basquete em cadeira de rodas e futebol de 5. Os mascotes olímpico e paralímpico, Vinicius e Tom, estarão presentes.
O Festival Transforma também vai ser promovido em 50 escolas públicas estaduais da capital amazonense por meio de um programa de educação. O material didático será oferecido gratuitamente pelo Comitê Rio 2016. De acordo com Mauro Aufiero, professores de educação física e coordenadores pedagógicos que vão atuar nas atividades já passaram por um treinamento.
"A partir do primeiro semestre de 2016 eles irão levar toda essa técnica do programa Transforma para dentro das escolas. Eles irão trabalhar as 65 modalidade olímpicas e demais paralímpicas com esses alunos. Eles vão desenvolver também um jogo, uma disputa entre os colégios, uma grande gincana, na verdade. E o ganhador poderá ser agraciado com vários prêmios, entre eles, conhecer o parque olímpico no Rio de Janeiro e participar da abertura no Rio”, contou.
O 1º Festival Esportivo Transforma será realizado neste sábado até as 11h da manhã no bairro Santa Etelvina, zona norte da cidade, em frente à Escola Estadual Eliane Socorro Pacheco Braga. O coordenador do Comitê Manaus 2016 informou ainda que outros 10 festivais devem ser realizados na capital amazonense e um na cidade de Manacapuru.
Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Ji-Paraná será novamente palco de um grande espetáculo dos esportes de combate. No próximo dia 28 de março, a partir das 16 horas, acontece a 4ª ed

Copa Porco Solto 2026: Ariquemes consolida força do tiro desportivo com abertura oficial
O Clube de Tiro de Ariquemes (CTAR) foi palco, neste último final de semana, da abertura de um dos circuitos mais relevantes do calendário esportivo

Construindo Campeões é fortalecido nas escolas municipais
A Prefeitura de Porto Velho está levando as inscrições do programa Construindo Campeões diretamente às escolas da rede municipal. Nos anos anteriores,

Ji-Paraná inicia preparativos para a 2ª Olimpíadas Indígenas
Na manhã desta terça-feira (3), foi realizada uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Esportes de Ji-Paraná (Semes) para alinhar os detalhes
Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)