Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Esporte

Escola indígena vence primeiro jogo nas competições de futsal dos Jogos Escolares de Rondônia 2017


Gente de Opinião

Equipe está em segundo lugar da chave no ranking de classificação

As sete atletas da Escola Estadual Santa Maria da aldeia Kaxarari venceram cerca de seis times na fase regional para chegar às etapas estaduais. No primeiro jogo dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), a equipe se consagrou vitoriosa por 5×2 e atualmente se encontra empatada no segundo lugar da chave para as classificações gerais.

Os jogos escolares para as competições de futsal acontecem no ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com três jogos pela parte da manhã e dois no período da tarde. Seu inicio se dá pela manhã a partir das 8h e a tarde às 14h.

Os jogos na quadra da associação fez com que as atletas tivessem o segundo contato com o equipamento esportivo de nível profissional, pois segundo o professor e treinador da equipe, Carlos Eduardo, as atletas tiveram contato com a quadra na fase regional do Joer. Segundo o treinador as atletas se deslocam da aldeia para quadra no distrito de Extrema, para poder treinar nos finais de semana.

Os treinos são dados a partir da preparação física e seguindo com parte tática. As atletas possuem faixa etária de 15 a 17 anos. Muitas delas passaram a jogar futsal a partir do futebol de campo, que é praticado por boa parte dos membros das aldeias.

Alexandra Karaxari, Thalia Kaxarari e Carla Kaxarari são as atletas que estão no seu primeiro ano das competições juvenis. Elas já jogaram pela escola indigena na categoria infantil. Alexandra é artilheira do time desde a fase regional.  Na aldeia começou a jogar com 6 anos de idade. Quando não está na escola ou jogando futebol, ela pesca e ajuda a família nos afazeres doméstico.

Muitos dos equipamentos esportivos para as jovens atletas participarem das competições são comprados pelos professores e coordenadores, segundo a coordenadora de educação indigena Marcia Fratari.


Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Maximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Beach Boxing Fight chega à 4ª edição em Ji-Paraná com disputas de cinturão e desafio internacional Cuba vs Venezuela

Beach Boxing Fight chega à 4ª edição em Ji-Paraná com disputas de cinturão e desafio internacional Cuba vs Venezuela

Ji-Paraná será novamente palco de um grande espetáculo dos esportes de combate. No próximo dia 28 de março, a partir das 16 horas, acontece a 4ª ed

Copa Porco Solto 2026: Ariquemes consolida força do tiro desportivo com abertura oficial

Copa Porco Solto 2026: Ariquemes consolida força do tiro desportivo com abertura oficial

O Clube de Tiro de Ariquemes (CTAR) foi palco, neste último final de semana, da abertura de um dos circuitos mais relevantes do calendário esportivo

Construindo Campeões é fortalecido nas escolas municipais

Construindo Campeões é fortalecido nas escolas municipais

A Prefeitura de Porto Velho está levando as inscrições do programa Construindo Campeões diretamente às escolas da rede municipal. Nos anos anteriores,

Ji-Paraná inicia preparativos para a 2ª Olimpíadas Indígenas

Ji-Paraná inicia preparativos para a 2ª Olimpíadas Indígenas

Na manhã desta terça-feira (3), foi realizada uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Esportes de Ji-Paraná (Semes) para alinhar os detalhes

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)