Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Esporte

Fase regional dos Jogos Intermunicipais de Rondônia inicia oficialmente em Presidente Médici e Ariquemes


A primeira partida do JIR fase regional, foi realizada na tarde de sábado (17), na cidade de Presidente Médici - Gente de Opinião
A primeira partida do JIR fase regional, foi realizada na tarde de sábado (17), na cidade de Presidente Médici

Os Jogos Intermunicipais de Rondônia – JIR estão de volta, e chegou agitando a rede e os fãs de futebol. O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, deu início oficialmente ao JIR 2023, fase regional. A rodada inicial aconteceu no final de semana, nas cidades de Presidente Médici e Ariquemes.

A primeira partida do JIR, fase regional, foi realizada na tarde de sábado (17), na cidade de Presidente Médici, com um empate de 1 x 1 entre Médici e Seringueiras. Na modalidade society masculino, Seringueiras se classificou após a cobrança de Shoot Out, com o resultado final de Presidente Médici 1 x 2 Seringueiras.

No domingo (18), a segunda rodada do JIR aconteceu na cidade de Ariquemes, com o jogo entre Ariquemes e Cacaulândia. Essa partida marcou mais um emocionante confronto entre os municípios participantes. O classificado foi Ariquemes, que venceu a partida com 10 x 0 contra Cacaulândia.

FASE FINAL

Retomada dos jogos é uma oportunidade para que os atletas mostrem suas habilidades

A fase final com a participação dos vencedores das regionais do JIR 2023 está programada para 29 de setembro a 11 de outubro, e reunirá atletas de todo o Estado, abrangendo 14 modalidades esportivas. Entre as modalidades estão: atletismo, capoeira, ciclismo, karatê, judô, taekwondo, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futebol society, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia.

Para o governador Marcos Rocha, a retomada dos jogos representa uma oportunidade para que os atletas mostrem suas habilidades, representando suas cidades no esporte. “Os Jogos Intermunicipais de Rondônia são um importante evento esportivo que promove a integração entre os municípios e incentiva o talento esportivo no Estado. A retomada dos jogos é uma oportunidade aos atletas demonstrarem suas habilidades e representarem suas cidades no cenário esportivo estadual”, ressaltou.

O secretário da Sejucel, Júnior Lopes destacou importância e o empenho para realizações, não só deste evento, como de outros relacionados à cultura e lazer, reforçando a relevância do retorno do JIR. “Nos últimos três anos, o evento não pode ocorrer, mas sua realização é uma tradição no estado de Rondônia. Trata-se de uma retomada de diversas ações que têm sido desenvolvidas, e a Sejucel tem se empenhado para que tais ações se concretizem. O objetivo é fomentar a cultura, o esporte e o lazer em todo o Estado, conforme indicações da gestão, proporcionando momentos de integração e competição para os atletas e comunidade em geral. No final de semana o JIR retornou com toda a sua força”, evidenciaou.

CRIAÇÃO DO JIR

O Governo de Rondônia instituiu o JIR, através do Decreto nº 1.622 de 25 de outubro de 1983, com objetivos institucionais de oportunizar ao atleta, a continuidade às práticas esportivas, promover o intercâmbio e a integração esportiva entre os municípios do Estado. Além disso, oportunizar o desenvolvimento do esporte de alto rendimento e o fortalecimento das Federações Especializadas.

Em outubro de 1983 foi realizado o 1º JIR, e na ocasião foram inscritos 13 dos 16 municípios existentes no Estado. Na primeira edição foram oferecidas apenas cinco modalidades esportivas: basquetebol (M/F); handebol (M/F); voleibol (M/F); futsal e pedestrianismo (10.000 m). Neste ano, o JIR está na sua 14º edição e conta com 14 modalidades nas competições esportivas, com 29 municípios escritos.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Beach Boxing Fight chega à 4ª edição em Ji-Paraná com disputas de cinturão e desafio internacional Cuba vs Venezuela

Beach Boxing Fight chega à 4ª edição em Ji-Paraná com disputas de cinturão e desafio internacional Cuba vs Venezuela

Ji-Paraná será novamente palco de um grande espetáculo dos esportes de combate. No próximo dia 28 de março, a partir das 16 horas, acontece a 4ª ed

Copa Porco Solto 2026: Ariquemes consolida força do tiro desportivo com abertura oficial

Copa Porco Solto 2026: Ariquemes consolida força do tiro desportivo com abertura oficial

O Clube de Tiro de Ariquemes (CTAR) foi palco, neste último final de semana, da abertura de um dos circuitos mais relevantes do calendário esportivo

Construindo Campeões é fortalecido nas escolas municipais

Construindo Campeões é fortalecido nas escolas municipais

A Prefeitura de Porto Velho está levando as inscrições do programa Construindo Campeões diretamente às escolas da rede municipal. Nos anos anteriores,

Ji-Paraná inicia preparativos para a 2ª Olimpíadas Indígenas

Ji-Paraná inicia preparativos para a 2ª Olimpíadas Indígenas

Na manhã desta terça-feira (3), foi realizada uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Esportes de Ji-Paraná (Semes) para alinhar os detalhes

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)