Porto Velho (RO) sexta-feira, 10 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Esporte

Governo da Cooperação incentiva jogos intermunicipais


Com a participação de mais de 2.500 pessoas entre atletas e dirigentes de 22 municípios foram abertos na noite de domingo, 27, a VII edição dos jogos intermunicipais de Rondônia (JIR), no município de Presidente Médici. Os jogos seguem até o dia 9 de novembro.

Na abertura do evento, que contou com a presença da prefeita do município, Maria de Lourdes Dantas Alves, e da titular da secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel), Eluane Martins, que representou o Governador Confúcio Moura, lotou o Ginásio de Esportes Raimundo Elioneides dos Santos, que teve início às 20:00 horas de domingo.
 

MUNICIPIOS

Este ano os alunos representando os municípios de Ariquemes, Cacoal, Candeias do Jamari, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Presidente Médici, Pimenteiras, Porto Velho, Rolim de Moura, Seringueiras e Vilhena, pelos cálculos dos organizadores, devem colocar em média/dia, entre 1.500 e 2.500 pessoas no Ginásio de esportes.


JOGOS

No jogos de 2013 estarão em disputas 13 modalidades: atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol indoor e vôlei de areia, bem como a ginastica ritma apresentada na abertura do evento.

Segundo Eluane Martins, o Governo do Estado não tem medido esforços para oferecer suporte e dar continuidade a este importante evento esportivo no Estado de Rondônia. Ela enfatizou “que depois de 25 anos sem ser realizado, o JIR, foi recuperado pelo Governador Confúcio Moura, contando sempre com o apoio de uma equipe de parceiros determinados a fortalecer o esporte na região”.  


PARCERIA POSITIVA

 Para a prefeita Maria de Lourdes Dantas Alves, a parceria com o Governo do Estado foi muito importante por vários motivos, entre eles o de oportunizar ao atleta com idade dos 14 aos 17 anos, continuar integrando às práticas esportivas  e valorizando o interior do Estado. Na mesma linha de raciocínio, o professor Carlos José Cardoso, secretário municipal de Cultura, avalia afirmando que os jogos vêm fomentar a economia, fazendo circular dinheiro nos bares, hotéis e restaurantes.

  Ao declarar aberto os Jogos Intermunicipais de Rondônia, o professor Jean Carlos jurou por todos eles que deveriam manter o respeito e cordialidade durante as disputas. De outra parte, Priscila Laurinto, atleta de handebol de Ji-Paraná, lacrimejando, agradeceu a iniciativa do Governador Confúcio Moura por ter resgatado os jogos intermunicipais, valorizando os jovens e preparando-os para a cidadania.
 

PROFETA

 A secretaria Eluane Martins entregou, em nome do Governador Confúcio Moura, uma placa homenageando o professor Profeta, servidor da SECEL, pelos relevantes serviços prestados ao esporte em Rondônia.

Fonte: José Luiz Alves

    
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Atletas rondonienses disputam Campeonato Brasileiro de Ciclismo com apoio do governo de RO

Atletas rondonienses disputam Campeonato Brasileiro de Ciclismo com apoio do governo de RO

Atletas rondonienses participam, entre os dias 9 e 12 de abril, do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Contrarrelógio Juniores 2026, real

Corrida de Páscoa mobiliza milhares de corredores pelas ruas de Porto Velho

Corrida de Páscoa mobiliza milhares de corredores pelas ruas de Porto Velho

Nem só de chocolate se vive o clima de Páscoa, mas também de suor, força de vontade e muitas calorias queimadas. Ao menos, esse foi o espírito com

Atletas rondonienses conquistam pódios mundiais com o apoio do Pró-Atleta

Atletas rondonienses conquistam pódios mundiais com o apoio do Pró-Atleta

Atletas rondonienses alcançaram lugares de destaque em competições nacionais e internacionais de judô, jiu-jitsu, karatê e triatlo, realizadas entre o

Atletas de Rondônia representam o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê WKA 2026 na Europa

Atletas de Rondônia representam o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê WKA 2026 na Europa

Atletas do município de Espigão do Oeste participam do Campeonato Mundial de Karatê WKA 2026, realizado entre os dias 24 e 30 de março, na ilha de M

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)