Quarta-feira, 24 de julho de 2013 - 11h38
Inserir o jogo de xadrez no processo de ensino-aprendizagem em todas as escolas públicas estaduais é a proposta pedagógica defendida pelo deputado estadual Jaques Testoni (PSD), autor do Projeto de lei nº245 de 2011, que institui como matéria curricular nas escolas estaduais o jogo do xadrez como suporte pedagógico para outras disciplinas.
O decreto de aprovação do projeto na Assembleia legislativa foi divulgado no Diário Oficial do Estado no dia 28 de setembro de 2011. Entre as especificações está: o ensino do jogo de xadrez nas escolas estaduais acontecerá uma vez por semana, em aula com duração máxima de 60 minutos.
A lei foi sancionada pelo Governo do Estado e a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) já implantou o jogo de xadrez nas unidades de ensino que implantaram o Projeto Guaporé, o programa de aulas em tempo integral que foram iniciadas em Rondônia.
O deputado Jaques sustenta que o ensino do jogo de xadrez nas escolas estaduais tem objetivos fundamentais como uma disciplina múltipla além de estimular a participação na olimpíada bienal da modalidade através da Federação Internacional de Xadrez (Fide) que congrega mais de 160 países e conta com a participação de mais de 140. “O xadrez é considerado como um excelente suporte pedagógico, onde no jogo o indivíduo se relaciona em diversas disciplinas, entre as quais a matemática, artes, história, geografia. E acrescenta, ainda, o grau de memorização que o praticante obtém”, argumenta Jaques.
O deputado acrescentou que vai ser formada uma equipe que conta com o médico Ricardo Dias Illivi Ibãnes e o professor Elder Pedri Valença, ambos apaixonados pela modalidade, para fomentar o projeto de construção de um moderno centro de difusão do xadrez em Ouro Preto do Oeste, que irá expandir a prática e promover competições em um nível mais avançado.
Fonte: Rafaela Schuindt
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Atletas rondonienses disputam Campeonato Brasileiro de Ciclismo com apoio do governo de RO
Atletas rondonienses participam, entre os dias 9 e 12 de abril, do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Contrarrelógio Juniores 2026, real

Corrida de Páscoa mobiliza milhares de corredores pelas ruas de Porto Velho
Nem só de chocolate se vive o clima de Páscoa, mas também de suor, força de vontade e muitas calorias queimadas. Ao menos, esse foi o espírito com

Atletas rondonienses conquistam pódios mundiais com o apoio do Pró-Atleta
Atletas rondonienses alcançaram lugares de destaque em competições nacionais e internacionais de judô, jiu-jitsu, karatê e triatlo, realizadas entre o

Atletas de Rondônia representam o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê WKA 2026 na Europa
Atletas do município de Espigão do Oeste participam do Campeonato Mundial de Karatê WKA 2026, realizado entre os dias 24 e 30 de março, na ilha de M
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)