Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de abril de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Esporte

Rondônia encerra participação nos Jogos da Juventude 2025 com conquistas históricas e destaque em diversas modalidades


A delegação rondoniense competiu em 15 modalidades e encerrou sua participação com resultados expressivos e conquistas inéditas - Fotos: Ananda Carvalho - Gente de Opinião
A delegação rondoniense competiu em 15 modalidades e encerrou sua participação com resultados expressivos e conquistas inéditas - Fotos: Ananda Carvalho

Os Jogos da Juventude 2025, realizados em Brasília, entre os dias 9 e 25 de setembro, marcaram a trajetória de Rondônia no esporte escolar nacional. A delegação composta por 190 integrantes, entre atletas, técnicos, dirigentes e profissionais de apoio, competiu em 15 modalidades e encerrou sua participação com resultados expressivos e conquistas inéditas.

No wrestling, os irmãos iranianos que integram a rede estadual de ensino fizeram história: Mohammad Taha Rahmati, de 16 anos, garantiu medalha de prata no estilo greco-romano; enquanto Mahdi Rabibi, de 14 anos, e Amir Abdollahzadeh, de 16 anos, conquistaram o bronze no wrestling livre. Já no vôlei de praia, a dupla formada por Matheus José, 17 anos, e Nicolas Guimarães, 16 anos, ambos da Escola Gonçalves Dias de Ji-Paraná, conquistaram medalha de prata ao enfrentar a equipe do Mato Grosso do Sul na grande final.

Medalhista duplo no badminton

O badminton também colocou Rondônia em destaque. As atletas Lara Rita, 17 anos, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM4); e Lara Michelato, 15 anos, de uma instituição de ensino privada de Ji-Paraná, garantiram medalha de ouro na prova de dupla feminina. Na categoria dupla mista, Lara Rita voltou ao pódio ao lado de Arthur Loose, conquistando a prata. No simples masculino, Arthur Loose, 17 anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gonçalves Dias, brilhou e conquistou a medalha de bronze.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os jovens rondonienses demonstraram talento, dedicação e disciplina, competindo de igual para igual com grandes estados do país. “Continuaremos investindo e trabalhando para incentivar o esporte escolar como instrumento de transformação social”, ressaltou.

A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Albaniza Oliveira, salientou a importância das conquistas e do trabalho realizado. “Essas medalhas representam não apenas vitórias esportivas, mas também o reflexo do esforço coletivo entre escolas, professores, técnicos e famílias. Rondônia mostra que acredita na juventude e investe em oportunidades que fortalecem o futuro dos nossos estudantes.”

Estudante-atleta da modalidade individual de atletismo

O gerente de esporte escolar da Seduc e chefe da delegação de Rondônia, Marcelo Araujo, destacou o simbolismo do desempenho rondoniense. “Nossos atletas mostraram coragem e espírito de superação em cada modalidade. As medalhas conquistadas são importantes, mas o maior legado é ver Rondônia presente, disputando de igual para igual com grandes centros do país. Esse é um trabalho que fortalece o esporte escolar e a formação cidadã.”

O coordenador de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar (Cefacee), Alan Raniere, frisou os avanços do estado. “A participação de Rondônia nos Jogos da Juventude é fruto de planejamento e investimento. O esporte escolar é mais do que resultados: é inclusão, disciplina e oportunidade para jovens talentos. Voltamos com conquistas históricas e a certeza de que estamos no caminho certo para o crescimento do esporte em nosso estado.”

MODALIDADES

Com disputas em modalidades coletivas – como basquete, handebol, voleibol, futsal e vôlei de praia – e individuais, incluindo atletismo, badminton, ciclismo, natação, wrestling, judô, taekwondo, triathlon, tênis de mesa e ginástica rítmica, a delegação rondoniense mostrou diversidade e dedicação. Todo o suporte logístico foi garantido pelo governo de Rondônia, que custeou passagens aéreas e terrestres, hospedagem e alimentação, além de fornecer uniformes completos para os atletas.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Corrida de Páscoa mobiliza milhares de corredores pelas ruas de Porto Velho

Corrida de Páscoa mobiliza milhares de corredores pelas ruas de Porto Velho

Nem só de chocolate se vive o clima de Páscoa, mas também de suor, força de vontade e muitas calorias queimadas. Ao menos, esse foi o espírito com

Atletas rondonienses conquistam pódios mundiais com o apoio do Pró-Atleta

Atletas rondonienses conquistam pódios mundiais com o apoio do Pró-Atleta

Atletas rondonienses alcançaram lugares de destaque em competições nacionais e internacionais de judô, jiu-jitsu, karatê e triatlo, realizadas entre o

Atletas de Rondônia representam o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê WKA 2026 na Europa

Atletas de Rondônia representam o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê WKA 2026 na Europa

Atletas do município de Espigão do Oeste participam do Campeonato Mundial de Karatê WKA 2026, realizado entre os dias 24 e 30 de março, na ilha de M

Copa Madeirão abre inscrições para basquete, vôlei, judô e karatê em Porto Velho

Copa Madeirão abre inscrições para basquete, vôlei, judô e karatê em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), abriu as inscrições para mais uma edição da Copa M

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)